Palestinos e israelenses mais perto da paz graças ao Beato João Paulo II

ROMA, 28 Set. 11 / 11:33 am (ACI/EWTN Noticias) A Obra Romana de Peregrinações, junto ao Centro Esportivo Italiano, apresentaram a oitava edição dos “JPII Games 2011” (Jogos João Paulo II 2011), que este ano serão celebrados entre os dias 21 e em 25 de outubro para continuar com um dos desafios do Beato Pontífice: unir palestinos e israelenses em uma corrida pela paz.

No dia 27 de setembro de Roma, o presidente da Obra Romana de Peregrinações, Dom Liberio Andreatta junto ao administrador delegado, Padre Caesar Atuire, entre outras personalidades, apresentaram este encontro esportivo pela paz dirigido tanto a profissionais como amadores em um novo modo de peregrinação à Terra Santa.

O evento, com o auspício do Pontifício Conselho para os Leigos, busca através do esporte e sob a guia de João Paulo II unir simbolicamente os povos monoteístas pela causa da paz.

Entre os diferentes encontros esportivos se destaca a corrida onde esportistas palestinos e israelenses compartilharão o mesmo caminho. O percurso de 12 quilômetros -que une Belém (Palestina) e Jerusalém (Israel)-, busca ajudar na reconciliação entre os povos.

Além disso, será a primeira vez -apesar da lei que atualmente proíbe esta prática- que os israelenses poderão visitar a cidade de Belém. Depois de duros esforços e anos de sacrifício, a organização conseguiu que a norma fosse levantada exclusivamente para os cidadãos do Israel que participem do evento.
 
Em declarações ao grupo ACI, Dom Andreatta, explicou que a idéia nasceu em 1983 do próprio Papa João Paulo. “Ele é o protagonista de toda esta história, com ele é que iniciamos o caminho, é com ele com o que continuamos e o temos fizemos crescer, ele sempre foi nosso forte e grande apoio, a imagem disso fica no céu, ele é Beato e deve proteger-nos, acredito que este ano com sua presença ajudará a um grande salto em referência à relação destes dois povos”, indicou.

Dom Andreatta considerou que a peregrinação e o esporte “são duas expressões da vida do homem, a peregrinação é caminhar, e o esporte é compartilhar, se um caminho não é compartilhado não é um caminho completo, o homem encontra sua plenitude quando sua capacidade de caminhar a compartilha com outros. E através do esporte as pessoas têm a ocasião de compartilhar, de encontrar, e de crescer juntas”.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, o Administrador Delegado da Obra, Padre Caesar Atuire, recordou que “João Paulo II durante todo seu pontificado lutou para que os povos de Israel e Palestina pudessem viver em paz”.

Ele explicou que “durante a peregrinação que o Beato Wojtyla fez no ano 2000, ele insistiu muito nesta mensagem e lançou muitas iniciativas para que a paz chegasse à Terra Santa. Posto que ele também fez muito pelo esporte assumimos estas duas linhas que são parte de seu pontificado e de sua mensagem de paz, e queremos continuar o que ele começou”.

JPII Games e Haiti

A esta maratona pela paz se unirão 50 jovens do Haiti e no evento serão arrecadados recursos para a construção de centros juvenis esportivos no país caribenho.

“O Haiti foi esquecido, é uma terra onde a injustiça da humanidade contra a humanidade dominou por muitos anos, e acredito que quando se diz que o povo morre por terremotos ou por ciclones, antes disto está o fato de que esquecemos que parte da humanidade vive na pobreza”, recordou o Pe. Atuire.

“Queremos que através disto as crianças do Haiti possam ter acesso ao direito de sorrir como todas as crianças do mundo, não podemos abandonar estes pobres”, acrescentou.

Para participar da maratona pela paz e ajudar o povo do Haiti ingresse em:
http://www.jpiigames.com

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.