Outro bispo deixa anglicanismo para ingressar na Igreja Católica

ROMA, 06 Jan. 12 (ACI) .- Robert Mercer, que durante dez anos foi bispo anglicano em Zimbábue e liderou por 17 anos a Igreja Anglicana Tradicional no Canadá, acolherá este sábado a fé católica em uma cerimônia presidida pelo ordinário Keith Newton, outro ex-bispo anglicano.

Mercer será recebido como católico no ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, criado no ano passado pelo Papa Bento XVI para acolher a anglicanos que querem manter aspectos de sua liturgia e tradições.

A cerimônia de crisma em St. Agatha, Portsmouth, será presidida pelo ordinário Keith Newton, quem até pouco era bispo anglicano de Richborough e agora é o líder dos ex-anglicanos britânicos.

Em declarações ao ENInews, Mercer tinha falado sobre sua conversão e como “durante 400 anos as Igrejas católica e anglicana falaram de forma bastante estéril sobre reconciliar-se.

“Agora isto está acontecendo. Cruzarei a Roma assim que o Vaticano me permita”, afirmou.

Mercer, que será recebido como leigo na Igreja Católica, afirmou que o Papa Bento XVI “é um revolucionário e o que está fazendo é revolucionário. Isto é a conclusão lógica do Movimento de Oxford do século XIX”.

Do mesmo modo, lamentou que no anglicanismo tenha se difundido um “feminismo extremista que converte a Deus em uma figura materna e a Jesus em uma filha; estiveram fazendo uma rebelião contra a tradição cristã universal”.

O site Religiónenlibertad.com destacou que em cinco anos, oito bispos anglicanos ingressaram na Igreja Católica. “É um fato insólito que nunca aconteceu antes (.). Trata-se de pastores com grandes conhecimentos de história e de teologia e com um anseio missionário e evangelizador.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.