O Sentido dos sufrágios

Lindo-ceu-azul-e-nuvens-brancas-como-algodaoNa morte, o justo se encontra com Deus, que o chama assim a participar da vida eterna.

Mas ninguém pode ser recebido na amizade e na intimidade de Deus sem antes ter se purificado das consequências pessoais de todas as suas culpas. “A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é completamente diferente do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório, sobretudo, nos Concílios de Florência e de Trento”.

Daí vem o piedoso costume de oferecer sufrágios pelas almas do Purgatório, que são uma súplica insistente a Deus para que tenha misericórdia dos fiéis defuntos, os purifique com o fogo de sua caridade e os introduza no Reino da Luz e da Vida.

Os sufrágios são uma expressão cultual da fé na Comunhão dos Santos.cpa_o_purgat_rio Assim, “ a Igreja que peregrina, desde os primeiros tempos do cristianismo teve um perfeito conhecimento desta comunhão de todo o Corpo Místico de Jesus Cristo, e assim conservou com grande piedade a lembrança dos defuntos, e ofereceu sufrágios por eles, ‘porque santo e salutar é o pensamento de orar pelos defuntos para que eles fiquem livres de seus pecados’ (2 Mac 12,46)”. Estes sufrágios são, em primeiro lugar, a celebração do sacrifício eucarístico, e depois, outras expressões de piedade como orações, esmolas, obras de misericórdia e indulgências aplicadas em favor das almas dos defuntos.

Fonte: http://www.iglesia.org/articulos/el-mas-alla/item/1151-sentido-de-los-sufragios

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.