O que tem a Igreja contra a “união livre”?

siluets-725508_1280Para os católicos não existe matrimônio sem o casamento eclesial, pelo qual Cristo entra na aliança do homem e da mulher e concede generosamente graças e dons ao casal. [2390-2391]familia_santuario_da_vida

As pessoas mais velhas acham, por vezes, que têm que dar conselhos aos mais novos: 1. Que estes não devem mexer no lema matrimonial “com vestidos de noiva e para sempre”; 2. Que o matrimonio (no dizer dos jovens…) é algo parecido com uma união precipitada de bens, perspectivas e boas intenções, com promessas insustentáveis, publicamente prestadas. O matrimônio cristão não é, todavia, uma burla, mas o maior dom que Deus pode ter pensado para duas pessoas que se amam.

Leia maisMatrimônio no Código de Direito Canônico

O sacramento do matrimônio sempre existiu na Igreja?

Como posso regularizar a minha situação com a Igreja se meu companheiro não deseja o matrimônio?

A Igreja pode se negar a celebrar um matrimônio?

sereis_uma_so_carneÉ o próprio Deus que os une numa profundidade que nem eles conseguem alcançar. Jesus Cristo, que disse <<Sem Mim nada podeis fazer>> (Jo 15,5), está sempre presente na vida matrimonial. Ele é “o amor no amor” dos noivos. A Sua força está disponível quando a força dos amados aparentemente se esgota. Por isso, o sacramento do Matrimonio é tudo menos assinatura de um papel. É como um barco para onde podem saltar os que se ama, um barco que o noivo e a noiva sabem contem combustível suficiente para, com a ajuda de Deus, chegarem à meta dos seus sonhos. Se hoje muitos dizem que não faz mal ter sexo sem compromisso antes e fora do matrimônio, a Igreja convida a resistir clara e fortemente a essa pressão social.

Trecho retirado do livro: YOUCAT

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.