O que significa dizer que a família é uma pequena Igreja?

familiaA família é em ponto pequeno o que a Igreja é em ponto grande: a imagem do amor de Deus na comunhão de pessoas. Cada Matrimônio aperfeiçoa-se na abertura e na disponibilidade para os outros (sobretudo para os filhos que Deus concede), na aceitação recíproca e na hospitalidade. [1655-1657]

Leia também: Família, fonte de santidade

Os 5 distintivos de uma família católicafamilia_santuario_da_vida

Nada fascinou mais as pessoas na Igreja primitiva, no “novo caminho” dos cristãos, que as Igrejas <<no Senhor, ele e a sua família; e muitos […] abraçavam também a fé e recebiam o Batismo>> (At 18,8). Num mundo não crente, surgiram ilhas de fé viva, locais de oração, de partilha e de efusiva hospitalidade. Roma, Corinto, Antioquia, grandes cidades da Antiguidade, eram impregnadas de Igrejas domésticas como pontos luminosos. Ainda hoje as famílias em cuja casa Cristo está presente poderiam tornar-se o grande fermento da renovação da nossa sociedade.

Assista também: A importância de se rezar em família

FONTE: Youcat

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.