O que significa a sigla SOS?

Um SOS é um sinal de pedido de socorro marítimo, usado entre 1908 e 1999. Atualmente é usado o sitema  Global Maritime Distress Safety System.

Muita gente acredita que SOS é um acrónimo para “Save Our Ship” (salvem o nosso navio), mas isso não corresponde à realidade. O sinal SOS remonta aos primórdios da rádio, quando não havia transmissão de voz e as mensagens eram enviadas usando o Código Morse.

Os caracteres S e O são representados no Código Morse por 3 beeps rápidos (3 pontos) e três beeps demorados (3 traços). O sinal era então ouvido como “beep beep beep beeeeep beeeeep beeeeep beep beep beep.”, o que produzia um som bastante distinto e essa é a razão da utilização destas duas letras. É recente esta ideia de atribuir um significado a SOS.

Fonte: http://www.portais.ws

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.