O que os santos doutores ensinaram sobre a Castidade

sas“A castidade, com efeito, nos recolhe, reconduzindo-nos à unidade que perdemos quando nos dispensamos na multiplicidade.” (Santo Agostinho)

“Limpa teu coração. Faz dele uma casa para o Senhor. Deixa que Ele more em ti e tu morarás n’Ele.” (Santo Agostinho)obrilhodacastidade

“A castidade da alma é o amor ordenado que submete o inferior ao superior.” (Santo Agostinho)

“Se queres ser feliz, sê casto”. (Santo Agostinho)

Leia também: Luxúria e Castidade

O que é a castidade? Por que é importante vivê-la?

Os cuidados para viver a castidade no namoro

Não pecar contra a castidade

“Tanto a castidade virginal como a conjugal têm seu mérito próprio. Ambas são gratas a Deus porque ambas são graças de Deus”. (Santo Agostinho)

“A castidade é uma virtude que não podemos praticar, se Deus no-la não concede. Deus, porém, só a concede aos que a pedem”. (Santo Afonso)

“Quem peca contra o voto de obediência, raramente não ofende os votos de castidade e pobreza”. (Deus a Santa Catarina; Diálogos)

naescoladossantosOuça também: Como viver a Castidade em nossos dias?

“Que felicidade o homem poder libertar-se de sua sensualidade! Isto não pode ser bem compreendido, a meu ver, senão por quem o experimentou. Só então se verá claramente como era miserável a escravidão em que se estava”. (Deus a Santa Catarina; Diálogos)

“Para o homem de coração puro, tudo se transforma em mensagem divina”. (Deus a Santa Catarina; Diálogos)

“Todo aquele que vive casta e piedosamente na Igreja assemelha-se a uma luz celeste; e pela irradiação de uma vida santa mostra a muitos, qual uma estrela, o caminho que leva ao Senhor”. (São Leão Magno)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.