O que fazer quando temos medo de casar?

tumblr_leivpwcddN1qcf2xto1_500Tenho 19 anos, e estou noiva. Sinto muito medo de me casar, mas eu quero me casar, pois sinto um grande desejo de constituir uma família, porém estou muito confusa e com muito medo. O senhor poderia me dizer algo?sereisumascarne

Se você tem vocação para o matrimônio e ama seu noivo, se entendem, então, não tenha medo de se casar; apenas se case consciente do que está fazendo; se prepare bem em todos os aspectos. O casamento é como um sacerdócio onde entregamos a vida ao cônjuge e aos filhos que vão nascer; é uma vida de sacrifício, de renúncias para se fazer a vontade de Deus, que quer bons esposos e bons pais. Mas é uma vida cheia de realizações, especialmente com os filhos e depois com os netos.  O casamento não é uma “curtição” a dois; mas uma missão a cumprir a dois, a bela missão de fazer o outro crescer e de colocar os filhos no mundo e educá-los para Deus. É aqui que muita gente se engana, e por isso fracassa no casamento.

Leia também: O verdadeiro sentido do casamento

Como posso regularizar a minha situação com a Igreja se meu companheiro não deseja o matrimônio?

O alto custo dos casamentos está inibindo os casais católicos?

Estou namorando. Como saber se está na hora de me casar?

Se você tem essa maturidade, então, não tenha medo de se casar com a pessoa que ama e que tem os mesmos valores seus, e que entende tudo isso.

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.