O que é o celibato?

celibato-frameO celibato é o estado de vida da pessoa que optou por não se casar; ou para melhor servir a Deus como religiosa, ou como leigo(a) consagrado. Também é o estado daquele(a) que não se casou, ou porque não quis, ou porque não encontrou alguém adequado.

A Igreja valoriza o celibato, especialmente do religioso ou do consagrado, da mesma forma que valoriza o matrimônio.

O celibato, em qualquer dos casos, deve ser uma opção livre, consciente e madura; não pode ser uma fuga. Se a vocação da pessoa é o casamento, pensamos que ela deva buscá-lo, ainda que seja tarde.

O Catecismo da Igreja fala de celibato, nos parágrafos: 915,1579s,1658,2349. Vale a pena ler.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.