O que é o batismo no Espírito Santo?

espiritu-santoQuem é o Espírito Santo?

Terceira pessoa da Santíssima Trindade. É a alma e a força da Igreja. É por Ele que Jesus age nas pessoas. Jesus O prometeu: Lc 24,49 – Jo 14,26 – Jo 15,26 – Jo 16,12.

Jesus proibiu os Apóstolos de pregarem o Evangelho antes de receberem o Espírito Santo (At 1, 4-8). Antes de receberem o Espírito Santo os Apóstolos eram fracos, depois que o receberam ficaram corajosos e testemunharam Jesus. (At 2,14s). Pedro negou Jesus três vezes, mas depois se tornou corajoso e mártir. Assim também os demais. É preciso ser renovado pelo Espírito Santo para conseguir viver o que Jesus quer que a gente viva. É preciso purificar o coração para receber o Espírito Santo (At 2,37) conversão Perdoar a todos os que nos ofenderam. Querer viver a vontade de Deus. Pedir o Espírito Santo em fé. (Lc 11,13). Ser renovado no Espírito Santo não é uma experiência emotiva, é uma experiência de fé. Os Frutos do Espírito Santo estão em (Gl 5,22); e os dons carismáticos em (1 Cor 4, 1s). Quando a Renovação carismática fala em ser batizado no Espírito Santo, evidentemente não está falando de um novo sacramento, nem de outro Batismo; mas apenas de uma ”Renovação” da pessoa no Espírito Santo; isto é, uma tomada de consciência na fé, entregando a vida ao Espírito do Senhor para que o conduza.

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.