O que é a alma? De fato, a alma existe?

A existência da alma é uma verdade de fé que a Igreja colheu da Revelação de Deus, especialmente por Jesus. Lembra-se que Jesus disse: “De que vale o homem ganhar este mundo se vier a perder a sua alma?”

E Jesus falou muito do céu, do inferno e do purgatório (de maneira implícita). Isto implica também na existência da alma.

Leia também: O que é alma?

Qual a diferença entre alma e espírito?

Pode a alma sair do corpo e voltar?

Corpo, alma e espírito? EB

Dessa Revelação, e do fato de sermos criados “à imagem e semelhança” de Deus, a Igreja entendeu a realidade da alma.

Não é uma verificação científica, mas teológica.

Assista também: Qual a diferença entre corpo, alma e espírito?

Não tenha medo daquele que mata o corpo, tenha medo daquele que mata a alma

Também o estudo da vida humana levou a Igreja a inferir a existência da alma; veja, nenhum animal tem as faculdades que temos: inteligência, liberdade, vontade, memória, capacidade de amar, chorar, cantar, falar, escrever, sorrir, se arrepender e ter remorso, etc. Tudo isto é próprio da alma criada à imagem de Deus. É uma bela realidade.

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.