O ponto de encontro entre o secular e o sagrado

Cristopher West fala sobre a inspiração do espetáculo “Fill these Hearts”

ROMA, terça-feira, 06 de dezembro de 2011 (ZENIT.org) – Christopher West é professor de Teologia do Corpo, no Seminário de St. John Vianney, de Denver, no Instituto de Formação Sacerdotal de Omaha e no Instituto João Paulo II para o Casamento e a Família em Melbourne, Austrália. West falou ao ZENIT sobre a inspiração do espetáculo Fill These Hearts, e dos desafios em apresentar as idéias contidas na Teologia do Corpo, de João Paulo II, para públicos Católicos e seculares.

***

A Teoria de João Paulo II sobre o corpo explica que o ser humano não é simplesmente uma alma que reside em uma estrutura corpórea; ao contrário, a estrutura biológica e física do se humano são, do ponto de vista teológico, profundamente relevantes para a dignidade exclusiva do homem, como criatura feita à imagem e semelhança de Deus.

O desafio de proclamar isto para um mundo secularizado que está confuso em relação à percepção da sexualidade, é imenso. Para evangelizar o mundo secular, é essencial “descobrir o ponto de encontro entre o sagrado e o secular”.

Cristopher West apresentou algumas idéias durante sua palestra no Congresso sobre a Teologia do Corpo, de João Paulo II, no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum em Roma.

O Congresso apresentou a produção de West, intitulada “Fill these hearts: God, Sex, and the Universal Longing”, que está em turnê internacional.

ZENIT: Qual foi a inspiração de Fill These Hearts ?

West: Este evento chamado Fill These Hearts, gosto de descrever (no âmbito católico) como o ponto de encontro entre a “Teoria do Corpo” e a “Carta aos artistas” de João Paulo II. Na “Carta aos artistas”, ele concretamente chama a Igreja a utilizar a arte como via para comunicar o Evangelho. Na verdade, se você olhar os ensinamentos dos Papas desde o Concílio Vaticano II, Paulo VI, João Paulo II, Papa Bento XVI, todos eles insistem em dizer que a Igreja não pode proclamar devidamente o Evangelho sem a arte. A arte torna visível o invisível. E obviamente esta é a idéia essencial da Teologia do Corpo; o corpo humano é a obra prima do melhor artista – Deus. E o corpo – exclusivamente o corpo- pode tornar visível o invisível, como na arte – seja através de pintura, ou uma escultura, cores, formas, sons: através da música. O objetivo do artista é tornar visível o invisível.

O Papa Bento XVI falou sobre isso: “qualquer arte de categoria é, por sua essência, religiosa”. E então, um dos objetivos do evento Fill These Hearts é superar o que tem penetrado no pensamento de muitos católicos do mundo moderno: esta rígida divisão entre o sagrado e o secular. Existe uma distinção que deve ser feita entre o sagrado e o secular; mas isso não deveria ser uma divisão. E então no espetáculo Fill These Hearts , nós temos uma banda ao vivo, Mike Mangione and The Union. Um músico secular com muita credibilidade no mundo secular. Mas como Católico e estudante da Teoria do Corpo, de JPII, ele infunde sua música com a sensibilidade Católica. Esse é um dos exemplos da tentativa de achar o ponto de encontro entre o sagrado e o secular.

Descrevo-o da seguinte maneira, e este é o ponto de encontro: Bruce Springsteen canta, “Everybody´s gotta a hungry heart” (Todo mundo tem um coração faminto), certo? E Mick Jagger canta, “I can´t get no satisfaction” (Eu não consigo ficar satsifeito). E a Igreja Católica canta, “You satisfy the hungry heart with gift of finest wheat”. (Você satisfaz o coração faminto com o presente dos melhores grãos).

Aí está o ponto de contato. Então, através de uma interação criativa entre arte, música, vídeo clips, palestras, o evento Fill these Hearts está tentando tocar este ponto de encontro entre o sagrado e o secular e assim lançar uma rede maior de esforços para inserir a Teologia do Corpo na cultura.

Eu diria também que primeiramente fomos inspirados por Cristo quando Ele diz: “Vai pelas ruas, e convide a todos para o banquete.” Este é nosso objetivo com o Fill these Hearts. Se vamos fazer isto, se vamos pelas principais ruas para convidar a todos para o banquete nupcial, temos que usar uma linguagem que eles entendam. E a linguagem que eles entendem é a música, filmes, imagens. O Fill These Hearts leva todos que, juntos, querem falar a língua das ruas, a fim de convidar a todos para o banquete nupcial.

Cristopher West popularizou a Teologia do Corpo, de João Paulo II, com seus livros, Good News About Sex and Marriage (Boas notícias acerca do sexo e do casamento), Theology of the Body Explained (Teologia do corpo explicada) e Teologia do Corpo para principiantes; e com sua participação em diversas Conferências em todo o mundo.

***
Por Ann Scneible

Tradução: Maria Emília Marega

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.