O Papa realiza importantes nomeações para a Cúria Romana

ppfrancisco_CNA_13092013O Site ACI/EWTN Noticias informou no último sábado (21/09/13), que o Papa Francisco realizou neste dia, diversas nomeações e confirmações em seus cargos para vários organismos da Cúria do Vaticano.

Segundo a notícia, o Santo Padre aceitou a renúncia ao cargo de Penitenciário-Mor, apresentada pelo Cardeal Manuel Monteiro de Castro por ter atingido o limite de idade estabelecido no Código de Direito Canônico, nomeando como seu sucessor o Cardeal Mauro Piacenza, até agora Prefeito da Congregação para o Clero.

Nomeou Dom Gerhard Ludwig Müller como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e como seu Secretário, Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer.

O Santo Padre também nomeou Dom Joseph Augustine Di Noia como Secretário Adjunto, ele era até agora o Vice-presidente da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”. E confirmou os membros e os consultores, nomeando como novo consultor Dom Giuseppe Sciacca, até então Secretário Adjunto do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

Na Congregação para a Evangelização dos Povos, o Papa confirmou o seu Prefeito, o Cardeal Fernando Filoni; o Secretário Dom Savio Hon Tai-Fai; o Secretário Adjunto Dom Protase Rugambwa, e os membros e consultores deste dicastério.

Na Congregação para o Clero Francisco nomeou como Prefeito Dom Beniamino Stella, até então Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica; confirmou como Secretário, Dom Celso Morga Iruzubieta; e nomeou Secretário para os Seminários Dom Jorge Carlos Patrón Wong, até agora Bispo de Papantla, elevando-o, ao mesmo tempo, à dignidade de Arcebispo.

Na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica o Papa nomeou Delegado da Seção Ordinária Dom Mauro Rivella, do Clero da Arquidiocese de Turim.

O Santo Padre também nomeou Núncio Apostólico na Alemanha Dom Nikola Eterovic, até então Secretário Geral do Sínodo dos Bispos e nomeou como sucessor nesse cargo Dom Lorenzo Baldisseri, até então Secretário da Congregação para os Bispos.

O Papa também nomeou como Núncio Apostólico em Serra Leoa Dom Miroslaw Adamczyk, até então Núncio Apostólico na Libéria e na Gâmbia.

Dom Giampiero Gloder, Conselheiro de Nunciatura, Chefe de escritório com encargos especiais na Secretaria de Estado, também foi nomeado como Núncio Apostólico e Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica, e ao mesmo tempo à sé titular de Telde, Espanha, com dignidade de Arcebispo.

Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=26077

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.