O Papa Francisco se reúne nesta terça-feira com os oito cardeais conselheiros para reforma do Vaticano

Vaticano_AciPrensaO site ACI/Europa Press informou que o Papa Francisco se reunirá a partir desta terça-feira (01/07/14), pela quinta vez com o Conselho de Cardeais, conhecido como o ‘G8 Vaticano’, instituído pelo próprio Pontífice para assessorá-lo na reforma da Cúria e no Governo da Igreja universal. As reuniões se celebrarão previsivelmente na Sala Bolonha do Vaticano e durarão três dias, do 1 aos 4 de julho.

O principal objetivo do grupo é o de aconselhar e ajudar o Papa em uma diversidade de assuntos que dizem respeito ao governo de toda a Igreja, o qual exercem tanto a título de Conselheiros como a título pessoal, sendo cada membro livre para levar suas próprias sugestões. Não obstante, os comentários do Conselho são apenas orientações e a decisão final recai sobre o Pontífice. Neste instante, os cardeais tratam temas como as necessidades de reforma dentro da Cúria Romana e revisar a Constituição apostólica Pastor Bonus.

Na última reunião de 28 a 30 de abril deste ano foi feita a primeira análise da situação dos Pontifícios Conselhos. A Santa Sé informou então que nas reuniões precedentes o Conselho tinha examinado as Congregações da Cúria Romana, e que ia fazer os mesmo com os Pontifícios Conselhos, começando com considerações gerais e mais tarde um por um.

Além dos oito cardeais, a Santa Sé explicou que assistia regularmente às reuniões o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin e que o Papa participava durante a maior parte do tempo delas, a menos que tivesse outros compromissos de particular importância. A Santa Sé informou também que “o trabalho por fazer ainda é abundante fator pelo qual deve os trabalhos não terminariam ainda este ano, mas no próximo”.

Fazem parte do “G8”  o italiano Giuseppe Bertello, governador do Estado da Cidade do Vaticano; o chileno Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile; o indiano Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; o alemão Reinhard Marx, arcebispo de Munique; o congolês Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa; o americano Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; o australiano George Pell, arcebispo de Sydney; e o hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, que atua como o coordenador do grupo.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/o-papa-francisco-se-reune-nesta-terca-feira-com-os-oito-cardeais-conselheiros-para-reforma-do-vaticano-49363/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.