O Papa Francisco ensina os três “verbos do Pastor”: ver, ter compaixão e ensinar

FranciscoNina_DanielIbanez_ACI_19072015Segundo publicou ACI/EWTN Noticias, em 20/07/15, o Papa Francisco refletiu no último domingo sobre “os verbos do Pastor”, em suas palavras prévias a Oração do Ângelus, diante milhares de fiéis congregados na Praça de São Pedro.

Durante sua explicação, o Santo Padre mencionou três verbos: ver, ter compaixão e ensinar, que estão associados ao comportamento de Jesus e destacou “os verbos do Pastor”.

“O Evangelho de hoje nos diz que os Apóstolos, depois da experiência da missão, estão contentes, mas também cansados. E Jesus, cheio de compreensão, quer dar-lhes um pouco de alívio; então leva os apóstolos a um lugar afastado para que possam descansar um pouco”, recordou.

O Pontífice destacou “a imagem de Jesus oferecida pelo Evangelho de Marcos, que ‘fotografa’ os olhos de seus discípulos, colhendo os sentimentos, pois ‘estavam como ovelha sem pastor’” e começou a explicar-lhes.

O Papa distinguiu aqui “os verbos do Pastor: ver, ter compaixão, ensinar”.

O Santo Padre assinalou que “ver e ter estão sempre associados ao comportamento de Jesus: de fato, o seu olhar não é o olhar de um sociólogo ou de um repórter fotográfico, pois ele olha sempre com ‘os olhos do coração’. Estes dois verbos, ver e ter compaixão, configuram Jesus como Bom Pastor”.

Em relação à compaixão disse que “não é somente um sentimento humano, mas é a comoção do Messias em quem se fez carne a ternura de Deus. E desta compaixão nasce o desejo de Jesus de nutrir a multidão com o pão da sua Palavra”.

E desta compaixão nasce o desejo de Jesus de nutrir a multidão com o pão da sua Palavra, isto é, de ensinar a Palavra de Deus às pessoas. “Jesus vê, Jesus tem compaixão, Jesus nos ensina. E isto é bonito!”, assegurou o Papa Francisco.

Por Alvaro de Juana

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/o-papa-francisco-ensina-os-tres-verbos-do-pastor-ver-ter-compaixao-e-ensinar-41052/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.