O Papa Francisco e Evo Morales dialogaram sobre a decisiva contribuição da Igreja na Bolívia

pppapaevomorales060913O site ACI/EWTN Noticias (06/09/13) informou que o Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano o Presidente da Bolívia, Evo Morales, com quem dialogou sobre a decisiva contribuição da Igreja nesse país, a luta contra a pobreza e os esforços para alcançar a paz na Síria e no Oriente Médio.

Ao encontrar-se o presidente Morales disse ao Papa “para mim você é o irmão Francisco”, e o Papa respondeu “assim deve ser, assim deve ser”.

O encontro teve 30 minutos de duração, e durante o curso das conversações, que se desenvolveram em um clima de cordialidade, conversaram sobre a situação socioeconômica e religiosa na Bolívia, assim como sobre a luta contra as desigualdades sociais e a pobreza entre outros temas.

Depois, fez-se referência à decisiva contribuição da Igreja Católica na Bolívia dentro do âmbito da educação, da saúde, do apoio às famílias, e da assistência às crianças e idosos.
Em vistas a conseguir uma cultura do encontro, ambos concordaram sobre a importância de ter boas relações entre a comunidade eclesial e o Estado, sobretudo em temas de interesse comum ao serviço de toda a nação.

O Papa presenteou o mandatário com o Documento de Aparecida, um texto que recolhe as conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe de 2007, que contou com a participação do Bispo Emérito de Roma, Bento XVI.

O presidente do comitê de redação deste texto foi o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, que em sua recente viagem ao Brasil visitou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Antes de despedir-se, o Papa lhe disse “saúda os amigos” e ambos os mandatários se deram um abraço. Posteriormente o Presidente Morales encontrou-se com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Secretário para as Relações com os Estados no Vaticano, Dominique Mamberti.

“Estou contente, estou contente”, disse Evo Morales ao despedir-se. O Presidente da Bolívia não permaneceu muito tempo em Roma, e depois de sua visita ao Vaticano se dirigiu diretamente ao aeroporto.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25998

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.