O Papa abençoa cruz que percorrerá o mundo para celebrar os 2 mil anos da Ressurreição de Cristo

Vaticano, 23 de maio de 2012 (ACIDIGITAL) – O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) informou que antes de iniciar a audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI abençoou uma grande cruz de madeira que percorrerá as capitais do mundo para celebrar no ano 2033 os 2 mil anos da Ressurreição de Cristo.

A cruz mede quatro metros de altura e é um “sinal de gratidão a Deus” que já percorreu a Ucrânia, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Islândia, França, Países Baixos, Bélgica, Áustria, Hungria, Eslováquia e República Tcheca.

A iniciativa partiu de um grupo de fiéis ucranianos da localidade de Leópolis (Lviv). Desde 1918 a 1941 foi uma cidade polonesa e desde 1941 a 1944 da Alemanha. Seu passo pela Ucrânia se deu em 1945.

Em sua estadia em Roma, a cruz já esteve nas quatro basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo. Agora voltará com seu percurso ao redor do mundo inteiro.

O LOR assinala além que “esta iniciativa tem um valor ecumênico” como a do Padre Vladimiro Timoshenko, Pároco dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Rússia, quem apresentou ao Papa o ícone de São Olaf para sua bênção. A imagem será colocada na igreja em substituição de um antigo ícone que foi destruído.

Além de outras iniciativas relacionadas ao esporte que foram apresentadas ao Pontífice, um grupo de peregrinos obsequiou ao Papa algumas relíquias dos beatos Giuseppe Toniolo e Clemente Vismara.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.