“O Espírito Santo é quem nos recorda as coisas de Deus”, diz Papa Francisco na Casa Santa Marta

1_0_691554O Papa Francisco tem celebrado uma missa diariamente na Capela da Casa Santa Marta.

Segundo o site da Rádio Vaticano (13 de maio de 2013), nesta segunda-feira, em sua homilia, o Santo Padre fez uma breve meditação sobre o Espírito Santo.  E sintetizadamente , o que disse foi: “O Espírito Santo permite que o cristão tenha ‘memória’ da história e dos dons recebidos de Deus. Sem esta graça, há o risco de se cair na idolatria”. E chamou a atenção para algo que tem acontecido nesta geração, o Espírito Santo “é quase sempre um desconhecido de nossa fé”:

“Hoje, muitos cristãos não sabem quem é o Espírito Santo, como ele é. E algumas vezes, ouve-se dizer: ‘Mas eu me arranjo com o Pai e o Filho: rezo o Pai Nosso ao Pai, faço a comunhão com o Filho, mas com o Espírito Santo… não sei o que fazer’. Ou então se diz: ‘O Espírito Santo é a pomba, aquele que nos dá sete dons…’. Mas assim, o pobre Espírito Santo fica sempre no fim e não encontra um bom lugar em nossas vidas”.

Prosseguindo, Papa Francisco, ressaltou que o Espírito Santo é um “Deus ativo entre nós”, que nos faz lembrar, que desperta nossa memória. O próprio Jesus explicou aos Apóstolos, antes de Pentecostes, que o Espírito lhes recordaria tudo o que ele havia dito. Ter memória – especificou – significa também recordar das próprias misérias, que nos escravizam, além da graça de Deus, que destas misérias nos redime.

Por fim, convidou aos cristãos a pedirem a graça da memória, para que sejam pessoas que não se esquecem do caminho percorrido, das graças recebidas, do perdão dos pecados, nem mesmo de que foram escravas e que o Senhor as salvou.

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/news/2013/05/13/papa:_o_esp%C3%ADrito_santo_%C3%A9_quem_nos_recorda_as_coisas_de_deus/bra-691554

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.