O dom do Entendimento ou Inteligência

bibliavelavermelhaA palavra “inteligência” (do latim, intellegere), significa “ler dentro”, penetrar a fundo. No plano natural, entendemos quando compreendemos o âmago de alguma realidade. No plano da fé, entender é penetrar no íntimo das verdades reveladas por Deus. Pelo dom do entendimento, o cristão contempla os mistérios da fé. Este entendimento é diferente daquele que o teólogo obtém pelo estudo; o que é penoso e lento. Já o dom da inteligência é eficaz mesmo sem estudo; é dado aos pequeninos e ignorantes, desde que tenham grande amor a Deus.100_mensagens

Conta-se que um irmão leigo franciscano disse certa vez a São Boaventura († 1274), o Doutor Seráfico: “Felizes vós, homens doutos, que podeis amar a Deus muito mais do que nós, os ignorantes!”. Respondeu-lhe Boaventura: “Não é a doutrina alcançada nos livros que mede o amor; uma pobre velha ignorante pode amar a Deus mais do que um grande teólogo se estiver unida a Deus.” O irmão compreendeu a lição e saiu gritando pelas ruas: “Velhinha ignorante, você pode amar a Deus mais do que o mestre Frei Boaventura!”.

Leia também: O dom da Sabedoria

10 Ensinamentos de São Boaventura, doutor da Igreja

Sim. Há um caminho mais inteligente e mais suave!

Oração para pedir a Deus a luz do entendimentoalma_apostolado

Fazer tudo só por amor a Deus

Como frutos do dom do entendimento, podemos citar as intuições das verdades da fé que são concedidas a muitos cristãos durante o seu retiro espiritual ou durante uma leitura inspirada pelo amor a Deus.

O dom do entendimento revela também o horror do pecado e a profunda miséria humana. Por isso, os santos, quanto mais se aproximaram de Deus mais tiveram consciência do seu pecado ou da sua distância de Deus.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.