O dom da Sabedoria

PentecostesA palavra sabedoria vem do latim “sapere” (= “ter gosto de…”).

Ele oferece um conhecimento “saboroso” da verdade revelada por Deus. Na ordem natural a mente humana procura atingir os primeiros princípios e as causas de toda a realidade que ela conhece. O mesmo ocorre também na ordem sobrenatural.

O dom da sabedoria abrange todos os conhecimentos do cristão e os põe sob a luz de Deus, mostrando a grandeza do plano do Criador e a infinitude de Deus. Isto é fruto da experiência do próprio Deus feita pelo cristão. Uma comparação: não conhecemos o gosto de uma laranja pelo intelecto, mas pela experiência pelo paladar. O dom da sabedoria vem da intimidade com o Senhor. “O dom da sabedoria faz-nos ver com os olhos do Bem-amado”, dizia um grande místico. Isto mostra quanto é importante o amor de Deus. É este que propícia o conhecimento mais saboroso do mesmo Deus. Isto não quer dizer que devemos menosprezar o estudo, pois, se Deus nos deu a inteligência, foi para que a apliquemos à verdade por excelência, que é Ele mesmo.

Os teólogos afirmam que veremos a Deus face-a-face por toda a eternidade na proporção do amor com que O tivermos amado nesta vida. O grau do nosso amor, na hora da morte, será o grau da nossa visão de Deus na vida eterna ou por todo o sempre. Por isso São Paulo disse que “o amor é o vínculo da perfeição” (Cl 3,14). “No fim de sua vida, cada um de nós será julgado na base do amor”, diz São João da Cruz.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.