• Loja Virtual 02/09

    Loja Virtual 02/09 Loja Virtual 02/09

    Mês da Bíblia 02/09

    Mês da Bíblia 02/09 Mês da Bíblia 02/09

    Lançamentos 02/09

    Lançamentos 02/09 Lançamentos 02/09

    Vença seus obstáculos 02/09

    Vença seus obstáculos 02/09 Vença seus obstáculos 02/09

    Catequese 26/08

    Catequese 26/08 Catequese 26/08
  • O dom da Ciência

    Categoria: Artigos



    pc_mural_do_jonas_religiao2_kids_21A ciência humana perscruta o universo e seus fenômenos, procurando as causas imediatas destes e concatenando-as entre si para ter uma explicação mais ou menos clara da realidade.

    O dom da ciência, embora não defina a natureza e as propriedades físicas ou químicas de cada criatura, faz que o cristão penetre na realidade deste mundo sob a luz de Deus; vê cada criatura como reflexo da sabedoria do Criador e como caminho a Deus.

    Mais: o dom da ciência leva o homem a compreender, de um lado, o vestígio de Deus que há em cada ser criado, e, de outro lado, a insuficiência de cada qual.

    São Francisco de Assis soube ouvir e proclamar o canto das criaturas ao Senhor. As flores, as aves, a água, o fogo, o sol… tudo lhe falava de Deus. Por outro lado, toda criatura, é sempre limitada. O homem foi feito para Deus e só Neste pode descansar. São Francisco Borja († 1572) ao contemplar o cadáver da rainha Isabel, exclamou: “Não voltarei a servir a um senhor que possa morrer!”

    O dom da ciência ensina também a reconhecer melhor o significado do sofrimento e das humilhações no plano de Deus, têm o valor de escola que liberta e purifica o homem. Configuram o cristão a Jesus Cristo, outorgando-lhe um penhor de participação na glória do próprio Senhor Jesus.


    Prof. Felipe Aquino

    assessoria@cleofas.com.br

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.