Novidade: Vaticano está trabalhando na elaboração de um manual para auxiliar os sacerdotes a celebrarem melhor a Missa

O site Zenit informou nesta quinta-feira (17 de janeiro de 2013) que a Congregação para Culto Divino e para Disciplina dos Sacramentos está trabalhando na elaboração de um pequeno manual que terá como objetivo auxiliar os sacerdotes a celebrarem devidamente a Santa Missa, assim como ajudar os fiéis a aproveitarem melhor essa graça.

Acerca desta novidade, o Cardeal Antonio Cañizares afirmou a ZENIT: “Estamos preparando. [O manual] vai ajudar a celebrar bem e a participar bem. Eu espero que ele saia ainda este ano, para o verão [no hemisfério norte]”.

Ainda segundo a notícia, durante conferência na embaixada da Espanha perante a Santa Sé, o Cardeal também reafirmou que já no Concílio Vaticano II, foi dada uma atenção especial à liturgia, dada sua importância para a Igreja.

Dom Cañizares também enfatizou que a finalidade da liturgia “é a adoração de Deus e a salvação dos homens”, e que “não se trata de uma criação nossa, mas de uma fonte e ápice da Igreja”. O prelado criticou abusos existentes, como a espetacularização,e elogiou os momentos de silêncio, “que são momentos de ação”, já que permitem ao sacerdote e aos fiéis falar com Cristo. A atitude equilibrada “é aquela indicada por São João Batista, quando ele afirma que deseja diminuir para que o Messias cresça”.

Em relação à animação da missa com cantos, Cañizares disse que é necessário priorizar o entendimento do mistério, em vez de transformar a missa em um show para superar “a monotonia”.

Acrescentou que o concílio não falou da missa voltada ao povo, “o que permitiu que Papa Bento XVI celebrasse a missa na Capela Sistina voltado para o altar; isto não exclui que o padre se volte para o povo, em particular durante a palavra de Deus”.

Fonte: http://www.zenit.org/article-32181?l=portuguese

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.