Notícias Escola da Fé: 31/03/2011

Ano Mariano em 2012 – Site que faz a Campanha:
www.anomariano.com.br

Espanha grita nas ruas: Sim à vida e não ao aborto!
 
MADRI, 26 Mar. 11 / 02:10 pm (ACI) Milhões de espanhóis se mobilizam este fim de semana em mais de 70 cidades, convocados por 48 organizações cívicas, para gritar “Sim à vida” e não ao aborto, no marco do Dia Internacional da Vida que em Madrid congregou uma multitudinária manifestação.
A plataforma cidadã HazteOir (HO) assinala que “são famílias inteiras, desde avós até os recém-nascidos, para simbolizar esse clamor cívico que dirigem a seus representantes políticos, exigindo um firme compromisso com a defesa do primeiro direito humano, a vida, desde seu início na gestação até a morte natural, ao que se enfrenta abertamente o aborto e a eutanásia que tratam de impor-se a nossa sociedade”.

Tribunal Constitucional no Peru: Bíblia e crucifixo permanecerão nos espaços públicos

LIMA, 24 Mar. 11 (ACI) .- O Tribunal Constitucional (TC) do Peru decidiu no dia 22 de março que a Bíblia e o crucifixo não violam a laicidade do Estado e defendeu sua presença nos espaços públicos como expressão da história, tradição e da cultura do país.
Desta maneira, o Tribunal Constitucional declarou infundada a solicitude de amparo interposta pelo advogado peruano Jorge Manuel Linares Bustamante, que reclamava a retirada dos crucifixos e da Bíblia dos tribunais civis e dos tribunais do Poder Judicial.
Em declarações à agência do grupo ACI em espanhol, a ACI Prensa, este 23 de março, o juiz Gerardo Eto Cruz, magistrado do TC, explicou que a presença dos crucifixos e a Bíblia em espaços públicos não violentam a liberdade religiosa das pessoas.
A sentença do TC assinala que “a presença de símbolos religiosos como o crucifixo ou a Bíblia que se encontram histórica e tradicionalmente presentes em um âmbito público, como nos despachos e tribunais do Poder Judicial, não afeta a liberdade religiosa nem o princípio de laicidade do Estado”.

Maioria dos escolares espanhóis escolhem estudar a religião católica

MADRI, 24 Mar. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- A Comissão de Ensino e Catequese da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), informou que 71 por cento de escolares espanhóis decidiram estudar religião e moral católica durante o curso 2010-2011.
Segundo o relatório anual apresentado na quarta-feira 23, são em total 3 172 537 os alunos que livremente escolheram esta matéria. Os dados foram recolhidos pelas delegações diocesanas de ensino.
No relatório, os bispos agradecem aos pais pela confiança depositada na Igreja. Além disso reconhecem o trabalho dos professores de religião que, em meio de tantos obstáculos jurídicos, acadêmicos e sociais, servem com empenho e entrega a seus alunos.

Na Espanha estréia o filme “Aqui há dragões” sobre São Josemaría Escrivá

MADRI, 24 Mar. 11 (ACI) .- No dia 25 de março foi estreado na Espanha o filme “Aqui há dragões” um drama épico dirigido por Roland Joffé, ambientado na Guerra Civil espanhola, que narra a vida de São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei.
Sobre a produção Joffeé manifestou que “é uma história para todos. Para todo ser humano que sente, que pensa, que tem uma família, que esteve ou que se sente ideologicamente ferido. Que está airado. Que sente a necessidade de vingança, de amor, que necessita amor ou que quer encontrá-lo. Este filme é para eles”.

Já são 53: Dois pais de família são presos por rechaçar a educação sexual estatal para os seus filhos

MADRI, 24 Mar. 11 (ACI) .- A organização Profissionais Pela Ética (PPE) denunciou que outros dois pais de família acabam de ser encarcerados, somando-se assim a outros 51 condenados, na Alemanha por negar que seus filhos recebam educação sexual estatal contrária às suas convicções.
Os casos mais recentes, informa PPE, são o de Eduard W., e Artur W.. Ambos se negaram a que seus filhos participem do programa escolar denominado “Meu corpo é meu”, pois consideram que seus direitos estão sendo vulnerados ao ser imposta esta disciplina aos seus filhos a qual lhes exigia, entre outras coisas, “uma representação teatral”.
No último dia 8 de março ACI Digital informou do caso de uma mãe de família condenada a 43 dias da prisão por um motivo similar, com a qual chegava a 35 o número dos condenados por proteger a seus filhos ante a educação sexual contrária a suas convicções.

150 famílias equatorianas fabricam 600 000 terços para a JMJ Madrid 2011

A HAIA, 24 Mar. 11 / 01:51 pm (ACI/EWTN Noticias) O Pe. James Phalan, Diretor Internacional do Apostolado do Rosário em Família e membro da Congregação da Santa Cruz, informou à ACI Prensa que 150 famílias de Quito fabricam os 600 mil terços que serão entregues aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011.
Desde Madrid (Espanha), o sacerdote assinalou que o Apostolado do Rosário em Família vai doar os 600 mil terços, um total sete toneladas, que “neste momento estão sendo produzidos em Quito (Equador). Os terços vêm de uma fábrica de um bairro popular dessa cidade. Há cerca de 150 famílias que vivem deste trabalho”.

Segundo volume de “Jesus de Nazaré” já é best-seller mundial
Publicado 2011/03/23 – Autor: Gaudium Press

No Brasil, o segundo  volume do livro sobre Jesus escrito pelo Papa ainda não foi lançado
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-03-2011, Gaudium Press) Menos de duas semanas nas lojas, e a venda do segundo volume do livro do Papa Bento XVI, “Jesus de Nazaré. Da entrada em Jersualém até a Ressurreição”, já chegou, somente na edição em italiano, às 300 mil cópias. Isso coloca o livro no terceiro posto dos mais vendidos na Itália.
O grande sucesso de vendas se observa também em outros países. A edição em inglês teve 200 mil cópias vendidas. Nos Estados Unidos ,”Jesus de Nazaré” foi classificado como best-seller pelo New York Times e pelo “Wall Street Journal”.
No Brasil, o livro ainda não foi lançado. Segundo a editora Planeta, responsável pela publicação da obra no país, o segundo volume de “Jesus de Nazaré” estará à venda em meados de abril.

Celibato sacerdotal grita ao mundo secularizado que Deus está presente

ROMA, 24 Mar. 11 (ACI) .- O Prefeito da Congregação vaticano para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, assinalou que o celibato sacerdotal “grita” ao mundo secularizado que Deus sempre está presente. Em um artigo publicado na edição de 23 de março de L’Osservatore Romano, o Cardeal recorda que “o celibato é um dom do Senhor que o sacerdote está chamado livremente a acolher e a viver com plenitude”.
“Considero, em tal sentido, que o motivado apoio ao celibato e à sua adequada valorização na Igreja e no mundo possam representar algumas das maneiras mais eficazes para superar a secularização”.
Finalmente o Cardeal Piacenza escreve que “não devemos nos deixar condicionar ou intimidar por quem não compreende o celibato e quisera modificar a disciplina eclesiástica, ao contrário, devemos recuperar a motivada consciência de que nosso celibato desafia a mentalidade do mundo, pondo em crise seu secularismo e seu agnosticismo, e gritando, nos séculos, que Deus está presente”.

Estudo indica que religião pode acabar em 9 países ricos

DA BBC BRASIL
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/892208-estudo-indica-que-religiao-pode-acabar-em-9-paises-ricos.shtml
 
22/03/2011 – 16h05 Dados de censos colhidos desde o século 19 indicam que a religião pode ser extinta em nove nações ricas que foram analisadas em um estudo científico.
A pesquisa identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirmam não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca –o país com o índice mais elevado, com 60%.
Usando um modelo de progressão matemática, o levantamento –divulgado durante um encontro da American Physical Society– mostra que as pessoas que seguem alguma religião vão praticamente deixar de existir nestes países.
Na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses não terão religião alguma até 2050. Hoje, esse grupo é de 40% da população.
“Em muitas democracias seculares modernas, há uma tendência maior de as pessoas se identificarem como sem uma religião”, afirma Richard Wiener, que trabalha em um centro de pesquisa em ciência avançada, subordinado ao departamento de física da Universidade do Arizona.
A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que leva em conta fatores sociais e a influência que exercem em uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.
Os parâmetros se mostraram semelhantes em vários países pesquisados, indicando que a religião está a caminho da extinção nessas nações.

 

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.