Notícias Escola da Fé: 26/05/2011

Zurique vota a favor do suicídio assistido

Rejeita iniciativas populares para proibir ou limitar esta prática

ROMA, quinta-feira, 19 de maio de 2011 (ZENIT.org) – Não haverá nenhuma mudança para o suicídio assistido no cantão suíço de Zurique, que abriga, na localidade de Forch, a sede jurídica da controversa associação Dignitas. Em um referendo local, realizado no domingo, 15 de abril, decidiram, de fato, deixar as coisas como estavam e não fazer qualquer alteração.
A Suíça permite o suicídio assistido, com a condição  de que a prática não esteja ligada a “motivos egoístas”. O fundador e diretor, Ludwig Minelli, tornou-se “milionário” em uma década. Como relata Telegraph (24 junho de 2010), seu patrimônio pessoal excede £ 1,2 milhão. O preço de um suicídio assistido “simples” em uma “clínica” da Dignitas custa £ 4.500, em 2010. Um suicídio com “tudo incluído” (isto é, incluindo as despesas de funeral e médicos) custava no ano passado pelo menos £ 7.000.

COMBATE À FOME – Desperdício de alimento

 A Revista VEJA , ed. 2217; ano 44, n.20 de 18/5/2011, pg. 66, PUBLICOU:
“No mundo há um desperdício de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente, o que equivale a 1/3 da produção global”.
Comentário: se considerarmos que uma pessoa consuma cerca de 1,o kg de alimento por dia, daria para alimentar 1,3 trilhão de pessoas em um ano, ou 3,560 bilhões  por dia durante um ano. Considerando que o mundo tem cerca de 6,2 bilhões de pessoas, só esse desperdício daria para manter mais da metade da população do mundo comendo durante um ano!…

Igrejas fecham as portas na Holanda

De longe é possível ver a torre da Vredekerk, em Bussum. Construída em 1914, esta igreja protestante fica no centro da cidade, não muito longe da principal estação de trem. No entanto, é somente na entrada que se percebe que apesar da torre, das grandes portas de madeira e da localização central, o prédio não funciona mais como uma igreja. No lugar do quadro de avisos e da água benta, um painel com interfone e as caixas de correio dos 18 apartamentos que agora ocupam o edifício.

Fonte:
http://download.radionetherlands.nl/rnw/smac/cms/por_igrejas_20110421_44_1kHz.mp3

A Holanda e a “nova” tendência religiosa: a religião sem crença

Argumenta o estudioso holandês Koert van der Velde

“Para muitas pessoas a religião tradicional foi desmascarada pela ciência”, afirma Koert van der Velde. “Muitas vezes, porém, vê-se que essas mesmas pessoas continuam a praticar a religião de uma forma ou outra, tais como na astrologia, na terapia de vidas passadas, nos treinamentos espirituais no mundo dos negócios, ou simplesmente cantando a ‘Paixão Segundo São Mateus’. Quando questionados, no entanto, os que exercem essas práticas negam acreditar nas subjacentes premissas religiosas.”

Fonte: Rádio Netherlands World

Vaticano apresenta catequese para Encontro Mundial das Famílias Milão 2012

VATICANO, 24 Mai. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- Esta manhã no Escritório de Imprensa da Santa Sé foi apresentado o documento “A família: o trabalho e a festa”, as catequeses preparatórias do VII Encontro Mundial das Famílias que será celebrado em Milão (Itália), entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2012.
O Pontifício Conselho para a Família também informou que desde o dia 28 de março deste ano entrou em funcionamento sua página web www.familia.va na qual se informa sobre as atividades do dicastério e os principais projetos.

Embriões híbridos de homens e animais

O presidente da Academia Pontifícia para a Vida confessou sua consternação ao receber a notícia da decisão do parlamento britânico de permitir a criação de embriões híbridos de homens e animais. A medida foi tomada quando a Câmara dos Comuns rejeitou por 336 votos a 176 uma emenda que pretendia proibir a criação de embriões híbridos.
«A união homem-animal, ainda que não seja sexual, representa um dos horrores que sempre provocaram a rejeição da ética», declara, sublinhando que «cada vez que se quebrou a barreira homem-animal se viram consequências muito graves, inclusive involuntariamente».
Segundo a lei aprovada, os embriões híbridos à base de material genético humano e animal devem ser destruídos no máximo depois de 14 dias de desenvolvimento e sua implantação no útero de uma mulher está proibido.

Fonte:
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/24058-o-mundo-nao-acabou-sera-depois-dessa-noticia-talvez-mude-de-ideia

Bento XVI diz que universidades católicas devem ser “especialistas em humanidade”

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 23-05-2010, Gaudium Press) “O horizonte que anima o trabalho universitário pode e deve ser a paixão autêntica para o homem”, afirmou o Santo Padre no sábado aos professores da Universidade Católica do Sagrado Coração, recebidos em audiência por ocasião do 90º aniversário de fundação da universidade.
No mundo de hoje, em um âmbito tecnológico e econômico desenvolvido “se encontra uma tendência a reduzir o horizonte humano ao nível daquilo que é mensurável, a eliminar do saber sistemático e crítico a fundamental questão do sentido”, declarou Bento XVI. Por isto a religião é posta fora dos espaços da racionalidade. Neste contexto, segundo o Papa é necessário afirmar o significado das universidades católicas, que devem ser “especialistas em humanidade” – promotoras de humanismo autêntico. “Porque a vocação originária da universidade é obediência à verdade e serviço à humanidade”.

Cardeal Ouellet: É preocupante a perseguição contra os cristãos

MONTEVIDÉU, 20 Mai. 11 (ACI) .- O Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, expressou sua preocupação pela perseguição contra os cristãos no mundo, especialmente no Oriente Médio, pois “nunca houve tantos mártires cristãos”.
“É assombrosa a quantidade de religiosos, bispos, sacerdotes que são assassinados ao longo de seus ministérios, isso é muito preocupante”, disse o Cardeal ao jornal uruguaio El Pais esta segunda-feira. Oriente vai se esvaziando de cristãos. Isso não é um progresso nem mesmo para a cultura local, o cristianismo é uma força de paz e esperança”.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.