Notícias Escola da Fé: 17/03/2011

Papa pede a padres romanos a servirem à verdade, mesmo aquela “desconfortável”
(2011/03/11 – Autor: Gaudium Press – Secção: Mundo)

Cidade do Vaticano – O Papa Bento XVI recebeu diversos representantes do clero romano pelo início da Quaresma.
Na ocasião, Bento XVI observou aos párocos romanos que “a Igreja está sempre ameaçada, há sempre o perigo da oposição do diabo que não aceita a presença de Deus em uma comunidade viva” e que, nesta realidade, os sacerdotes devem ser “embaixadores de Cristo” dedicando-se com toda a alma e com todo o coração.
O Papa recordou aos sacerdotes a importância do zelo, da alegria e da fidelidade em pregar o Evangelho e a vontade de Deus, mesmo aquela desconfortável. “Não nos deve surpreender que há sempre dificuldade, erva má. Sempre foi assim e será sempre assim, mas devemos ser conscientes de que a verdade é mais forte do que a mentira, o amor é mais forte do que o ódio, Deus é mais forte do que todas as forças controversas e com esta consciência prosseguimos pelo nosso caminho nas consolações de Deus e nas perseguições mundiais”.

Arquidiocese de Madri emite nota de repúdio a protesto de estudantes em capela de universidade
(2011/03/11 – Autor: Gaudium Press – Secção: Mundo)

Madri – A arquidiocese de Madri, na Espanha, emitiu hoje uma nota de repúdio à invasão feita no dia 10/3, por estudantes à capela do Campus Somosaguas da Universidade Complutense, localizado na capital espanhola.
Na ocasião, um grupo de 50 jovens, em sua maioria mulheres, rodearam o altar da Igreja e leram um manifesto com afirmações contrárias à Igreja. Ao terminar a leitura do texto, algumas das estudantes ficaram nuas da cintura para cima e entoaram cantos com rimas e slogans agressivos ao Papa à instituição. Diante do ocorrido, a arquidiocese local prestou queixa à Reitoria da Universidade.
No texto em resposta às manifestações dos estudantes, a Arquidiocese de Madri descreve os atos como “absolutamente reprováveis”, afirmando “que são objeto de delito e que denigrem, em primeiro lugar, a quem os comete. Conforme a nota, as ações são um atentado a liberdade de culto e “uma profanação de um lugar sagrado, passível de penas canônicas, caso aqueles que tenham cometido tais atos sejam batizados”.

Fonte:
http://diasimdiatambem.wordpress.com/2011/03/13/50-feminazis-ficam-nuas-em-capela-catolica/


Presidente do Episcopado: Seria inaudito que o governo do Equador vete os bispos

REDAÇÃO CENTRAL, 11 Mar. 11 (ACI) .- O Presidente da Conferência Episcopal Equatoriana, Dom Antonio Arregui Yarza, assinalou à agência ACI Prensa que “seria um precedente totalmente inaudito que a estas alturas da história o estado pretenda regular a nomeação dos bispos”.
Dom Arregui respondeu assim ao anúncio feito pelo presidente do Equador, Rafael Correa, que no dia 9 de março manifestou seu desacordo com a nomeação episcopal para o Vicariato Apostólico de Sucumbíos, no nordeste do país, durante a cerimônia de condecoração do Bispo que se retira.
Correia disse que “o Modus Vivendi que regula as relações entre o Estado laico equatoriano e o Vaticano nos permite vetar qualquer nomeação de bispo”.
Dom Arregui explicou à agência do grupo ACI em espanhol, a ACI Prensa,  Modus Vivendi, um tratado assinado em 1934 entre o Equador e o Vaticano, “há um reconhecimento expresso de que a nomeação dos bispos corresponde ao Santo Padre”.

Profanam histórico templo na Espanha com montagem de rito satânico

ALMERIA, 11 Mar. 11 (ACI) .- O Bispado de Almeria (Espanha) iniciou os trabalhos de reabilitação da antiga igreja de Las Salinas de Cabo de Gata, profanada durante o último fim de semana com grafites que – segundo peritos consultados pela agência ACI Prensa em espanhol- simulam um rito satânico.
O templo construído 1907 permanecia fechado ao culto desde ano 2004 pelo risco de desmoronamentos. O ato vandálico ocorreu depois da vitória da diocese em um longo litígio judicial com uma empresa privada que tentou convertê-lo em discoteca e centro turístico, enquanto se esperava a permissão oficial das autoridades de Andaluzia para iniciar a reabilitação da igreja como lugar de culto.

Grupos de Luteranos pedem ao Papa um novo ordinariato para unirem-se à Igreja Católica – 08/03/2011
 
O diretor da seção de doutrina da Congregação para a Doutrina da Fé, Pe. Hermann Geissler, confirmou que após a “Anglicanorum Coetibus” (ordinariato criado em 2009 que cuida dos procedimentos para oficializar a conversão de grupos, paróquias e dioceses ex-anglicanas e integrá-las à Igreja), agora grupos de luteranos da América do Norte e Escandinávia solicitaram ao Papa Bento XVI a criação de um Ordinariato e o retorno à plena comunhão com Roma.  O sacerdote fez essas revelações à revista “The Portal”. Em relação a isso, o sacerdote reconheceu que a Congregação para a Doutrina da Fé está estudando a questão e assegurou que “o Santo Padre fará todo o possível para levar outros cristãos à comunhão plena com a Igreja Católica”.

Fonte: InfoCatolica.com – 08/03/2011 – 8:33h

Tradução: Carlos Martins Nabeto – disponível em:
 
http://www.catolicosdobrasil.com.br


Mensagem do Papa à Campanha da Fraternidade

Em sua mensagem aos bispos do Brasil pela Campanha da Fraternidade o Papa Bento XVI assinala que a primeira ecologia que deve ser defendida é a “ecologia humana” e explica que isto quer dizer que sem uma clara defesa da vida do ser humano “nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio ambiente”.
“O primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus”.
Seguidamente o Santo Padre destaca que “o homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida; caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e àquilo que o circunda, a não ter respeito pelo ambiente em que vive, pela criação”.
“Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a “ecologia humana”, afirmou o Papa.


Católicos no mundo
(Gaudium Press – Secção: América Latina)

Cidade do México (Quinta-feira, 10-03-2011, O México é o segundo país com mais católicos no mundo, somente superado pelo Brasil, e seguido pelos Estados Unidos. Assim confirmam os resultados do Censo de População 2010, difundidos pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI) do país asteca. Conforme o Censo, foram registrados no México cerca de 93 milhões de católicos, que correspondem a 83,9% da população do país. O Brasil possui aproximadamente 140 milhões de católicos e os Estados Unidos têm 60 milhões.
De acordo com a Arquidiocese Primaz do México, em declarações dadas ao jornal mexicano Excélsior, o país segue sendo “majoritariamente” católico e conceitualmente cristão, já que 7,6% dos mexicanos afirmaram ser protestantes e evangélicos e somente 2,5% professam outras religiões e 4,6% nenhuma.

Igreja não pede privilégios, apenas busca realizar sua missão

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 14 de março de 2011 (ZENIT.org) – A Igreja não pede privilégios, senão busca realizar sua missão livremente, em conformidade com o respeito pela liberdade religiosa.
Esta foi a mensagem do Papa Bento XVI aos membros da Associação Nacional de Prefeituras Italianas (ANCI),
Nesse sentido, quis “afirmar que a Igreja não pede privilégios, mas apenas poder realizar livremente a sua missão, como exige um efetivo respeito pela liberdade religiosa”.
Diante dessa realidade, concluiu, “é preciso saber conjugar solidariedade e respeito pelas leis, de modo que a convivência social não se veja afetada e que se levem em consideração os princípios da lei e as tradições culturais e religiosas nas quais a nação italiana tem sua origem”.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.