Notícias Escola da Fé: 07/07/2011

Presidente do Peru inaugura o Cristo do Pacífico

LIMA, 01 Jul. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente do Peru, Alan García Pérez, inaugurou no último 29 de junho na celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Cristo do Pacífico, uma imagem de 37 metros de altura colocada no alto de uma colina chamada Morro Solar em um bairro da cidade de Lima.
O Papa Bento XVI enviou no último 24 de junho – dia em que a imagem foi abençoada pelo Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani- uma mensagem onde expressou seu desejo de que o Cristo do Pacífico anime os peruanos a construir “uma sociedade cada vez mais justa, solidária e fraterna, em um clima de respeito e diligente colaboração na busca do bem comum”.
O Presidente García agradeceu o apoio da população a este projeto “que procura ao erigir a estátua de nosso Senhor Jesus Cristo, recordar desde aqui para toda Lima e para todo o Peru sua mensagem de amor, de perdão e de justiça”.
García disse ademais que o Cristo do Pacífico busca “render homenagem a todos os peruanos que em sua imensa maioria acreditam firmemente em Deus e acreditam firmemente em seu filho feito homem, Jesus Cristo”.

A fome no mundo é resultado do egoísmo e da especulação, afirma o Papa

VATICANO, 01 Jul. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- Em seu discurso aos participantes da 37ª conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o Papa Bento XVI fez um enérgico chamado a lutar contra a fome no mundo que é o resultado do egoísmo e da especulação.
Em seu discurso o Papa saudou o novo diretor geral desse organismo, o brasileiro José Graziano da Silva.
“A pobreza, o subdesenvolvimento e a fome são freqüentemente o resultado de atitudes egoístas que, partindo do coração do ser humano se manifestam em sua atividade social, nos intercâmbios econômicos, nas condições do mercado e se traduzem na negação do direito primário de toda pessoa a nutrir-se e, portanto, a não padecer fome”. “Como podemos ignorar o fato de que até os mantimentos se converteram em objeto de especulação, ou estão ligados à marcha de um mercado financeiro que, sem regras claras e carente de princípios morais, rege-se apenas pelo objetivo do benefício?

Mais uma igreja anglicana dos Estados Unidos adere à Igreja Católica

Washington – Em um comunicado a  Arquidiocese de Washington, nos Estados Unidos, informou que, “depois de um profundo período de reflexão”, o reitor e os fiéis da paróquia episcopal anglicana de São Lucas, em Bladensburg, estado de Maryland, “decidiram aderir à Igreja Católica Romana através da uma nova estrutura aprovada pelo Papa Bento XVI chamada ordinariato”. Esta paróquia é a primeira na área metropolitana de Washington a dar Conforme o bispo anglicano, John Bryson Chane, esta foi uma conversão que foi decidida “em um espírito de sensibilidade pastoral e de respeito mútuo”. Alegra-me poder satisfazer as necessidades espirituais dos fiéis e do sacerdote de São Lucas, de uma forma que respeita a tradição e a política de nossas Igrejas”, disse. O comunicado anuncia também que o arcebispo de Washington, Cardeal Donald Wuerl, deu uma calorosa mensagem de boas-vindas à paróquia de São Lucas no seio da Igreja Católica e afirmou que reconhece a “abertura da comunidade à guia do Espírito Santo e seu caminho de fé”.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/view/show/26837

Liturgia banal “dissuade anglicanos”

30 de junho de 2011 – The Tablet: A “banalidade” das liturgias paroquiais desde o Concílio Vaticano II tem sido o maior obstáculo para que muitos anglicanos ingressem em plena comunhão com a Igreja Católica, afirmou o Professor adjunto Tracey Rowland, reitor do Instituto João Paulo II para o Matrimônio e Família em Melbourne, em um encontro sobre a estrutura do Ordinariato para receber grupos de anglicanos na Igreja Católica que o Papa Bento XVI estaria igualmente preocupado com a “sacro-pop” e a “música utilitária” na liturgia.

Fonte:
http://fratresinunum.com/2011/06/30/liturgia-banal-dissuade-anglicanos/

Jovens autores de uma profanação contra a Eucaristia
Padre Rodrigo Hurtado Gil, pároco de São Isidro Labrador em Dosquebradas (Colômbia), denunciou que o sacrilégio realizado na capela Cristo Salvador na noite de 5 de junho, onde se encontraram as hóstias derramadas pelo chão, molhadas com cerveja e pisoteadas, teria sido protagonizado por jovens.
O sacerdote indicou que uma investigadora do Corpo Técnico de Investigação da Procuradoria da Colômbia, que recolheu as impressões digitais, mostrou-lhe que uma das pessoas envolvidas seria “uma garota de 15 ou 16 anos ou pode ser a mão de um menino de 13 anos ou 14 anos”.
Sem ser descobertos, “entraram, violaram o Sacrário, tiraram as hóstias, jogaram-nas no chão, inclusive pisotearam algumas, e sobre outras jogaram cerveja”, denunciou o padre, afirmando que inclusive “beberam cerveja na âmbula”. O pároco de São Isidro disse que na manhã encontraram “latas de cerveja por todos os lados, e peças de roupas. Ou seja, que eles tiraram a roupa, fizeram um festim aí, um bacanal, uma coisa horrível”.
O Bispo do Pereira “emitiu o decreto de excomunhão” para quem cometeu o ato sacrílego, além de indicar que “em 15 ou 20 dias programamos a Eucaristia de desagravo e reparação”.

Australiana quebra o recorde de óvulos doados e tem 19 filhos biológicos

MELBOURNE, 20 Jun. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- Faith Haugh começou a doar óvulos como “passatempo” há 17 anos e estabeleceu um recorde mundial. Ela tem 19 filhos engendrados com os óvulos que ela doou e não pretende parar de fazê-lo. Haugh, de 41 anos, já alcançou o limite legal de doação de óvulos na Austrália estabelecido em dez famílias receptoras.
Enquanto alguns meios a elogiam, Jared Lee, perito em bioética do BioEdge.org,  recorda que a lei foi “estabelecida para prevenir o incesto involuntário entre as crianças engendradas com óvulos doados”.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.