Nigéria: Ataque a igreja deixa doze mortos

CrucifijoNigeria_DominioPublicoO site ACI/EWTN Noticias informou nesta terça-feira (03/06/14) que, doze pessoas foram vítimas fatais de um novo ataque contra uma igreja na Nigéria por parte de um grupo de homens armados, presumivelmente membros da guerrilha fundamentalista islâmica Boko Haram.

O ataque contra a igreja da localidade da Attangara, no norte da Nigéria, ocorreu no domingo quando uns homens armados ingressaram e começaram a disparar contra os paroquianos. Esta zona é controlada pelo Boko Haram.

“A primeira vez que ouvi os disparos, corri para o monte. Então ouvi gritos que procediam da igreja e vi algumas pessoas escapar, inclusive quando os disparos continuavam”, relatou Abubakar Yusuf, um residente que conseguiu escapar a Maiduguri, a capital do estado.

Yusuf disse à imprensa que alguns dos sobreviventes lhe asseguraram que “uma dúzia de pessoas tinham sido assassinadas”.

A imprensa internacional informou que nas últimas duas semanas, mais de 300 pessoas morreram em diferentes ataques perpetrados pela tropa radical, que ainda tem a mais de 200 meninas sequestradas.

Boko Haram, cujo nome significa em línguas locais “a educação não-islâmica é pecado”, quer impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

Em 2009, a Polícia capturou o fundador do Boko Haram, Mohamed Yusuf. Entretanto, depois de sua morte, os fundamentalistas se tornaram ainda mais radicais e violentos em seus ataques.

Segundo o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, o grupo terrorista assassinou a 12.000 pessoas e feriu outras 8.000 nos últimos cinco anos.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/ataque-a-igreja-deixa-doze-mortos-na-nigeria-78282/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.