Não deixe para depois

tumblr_lw8za3gJNS1r66364o1_500Há uns anos fui pregar um Retiro em Goiânia, num ginásio de esportes com milhares de pessoas; e estava ali um Bispo de Jequié, na Bahia, hoje já emérito, cujo nome não me lembro agora, e que fez uma bela palestra. Nessa palestra ele contou um caso impressionante, para mostrar que não se deve deixar para depois o que se deve fazer agora.

Disse ele que em uma de suas visitas pastorais a várias cidades do interior da Bahia, numa delas celebrou uma Missa à noite, e nela fez uma homilia que foi transmitida pelo alto falante da igreja da pequena cidade. Depois ele foi para a casa vizinha à igreja para se hospedar na casa de um casal.

Quando ele chegou o dono da casa quis conversar com ele e disse-lhe: “Senhor bispo, eu não fui a Missa porque eu não sou casado com minha mulher, apenas vivemos juntos, e o senhor disse que a gente não pode deixar para depois o que deve fazer agora; pois eu e minha mulher conversamos, e queremos nos confessar e queremos que o senhor nos case, agora mesmo.”

O Bispo achou estranho, já era quase dez horas da noite, e quis deixar para o dia seguinte. Mas o dono da casa disse: “Não! O senhor disse que não se pode deixar para depois…” Então, o bispo não teve jeito, confessou os dois e ali mesmo os uniu em matrimônio; e foi dormir.

No meio da noite ele escutou barulho de gente arrastando móveis, se levantou e quis saber que acontecia. Alguém lhe disse: “Sr. Bispo, o dono da casa acabou de morrer!”. E o Bispo nos disse na palestra: “E se eu tivesse deixado para depois?”. O que eu iria dizer para Deus?…

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.