Movimento Cáritas em comunhão com o Papa Francisco lançará campanha internacional contra a fome

Índicepapa15 de Outubro de 2013 (Zenit.org) O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Cáritas Espanha, Sebastián Mora durante a apresentação do relatório de atividades 2012 da Cáritas Espanha e o informe da Realidade Social, acompanhado pelo bispo responsável pela Caritas na Comissão Episcopal da Pastoral Social, monsenhor Alfonso Milián, e pelo presidente da entidade, Rafael del Rio.

A campanha segundo Mora terá quatro linhas de ação:  primeiro, “a incidência pública, a sensibilização da população e, especialmente, das comunidades cristãs, a participação das pessoas empobrecidas, e por fim, a incidência política perante organizações internacionais no âmbito da segurança alimentar e combate à fome”.

O secretário-geral da Cáritas Espanha explicou que levou mais de um ano de preparação para o projeto. Afirmou ainda que a iniciativa “surge no momento precedente à conclusão das metas de desenvolvimento do milênio”, entre as quais estava a erradicação da fome extrema.

Segundo Mora, o Papa Francisco terá um papel de apoio, de suporte; fará uma declaração e um gesto que dará início à campanha. Afirmou ainda que a iniciativa “surge no momento precedente à conclusão das metas de desenvolvimento do milênio”, entre as quais estava a erradicação da fome extrema, e sendo o Papa imprevisível, o apoio certamente será maior, ‘devido à atenção especial que ele dedica ao mundo da pobreza’, afirma.

Na apresentação destes dois documentos, pode-se destacar que o apoio social da Cáritas Espanha continua a aumentar, como evidenciado pelo número de 70.229 voluntários que participaram em 2012 (mais 9,3 por cento em relação a 2011) na ação contra a pobreza desenvolvida pelas 70 Cáritas diocesanas e 6.000 Cáritas paroquiais que compõem a Confederação.

Graças ao trabalho gratuito dos 70 mil voluntários e a atividade de 4.253 pessoas contratadas, a Cáritas tem fornecido soluções e oportunidades para as pessoas mais vulneráveis à pobreza. Em 2012, as redes diocesanas e paroquiais da Confederação Cáritas criou oportunidades para 4.929.361 pessoas em situação de maior exclusão social. Destas, 1.904.737 foram acompanhadas na Espanha e 3.024.624 nos países do sul.

Fonte: http://www.zenit.org/pt/articles/papa-francisco-lancara-campanha-internacional-contra-a-fome

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.