Missões de Semana Santa

BRASILIA, quarta-feira, 4 de Abril de 2012 (ZENIT.org) – Na proximidade do Tríduo Sacro, Zenit entrevistou Padre Ricardo Maria Valente, sacerdote da arquidiocese de Brasília, ordenado no ano passado e pároco em Planaltina na paróquia Santa Luzia.

O motivo da entrevista é contar aos nossos leitores um exemplo de apostolado que pode ser feito na semana santa.

Na paróquia do Padre Ricardo serão realizadas Missões durante a Semana Santa, missões estas que já tiveram a participação de Dom Sergio da Rocha celebrando a missa de envio de vários missionários ,neste ultimo domingo, em uma missa celebrada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Brasilia.

***
O Senhor pode nos contar um pouco de sua vocação ao Sacerdócio? Onde estudou? Qual o ano de sua ordenação?

Padre Ricardo: No ano 2000, aos 24 anos de idade eu estava procurando um caminho para estudar e trabalhar fora do país, um possível mestrado. Mas, após um retiro que eu fiz a convite de uma amiga da paróquia, comecei a questionar minha vocação. Através de oração fui percebendo o chamado de Deus para o sacerdócio. Em 2004 entrei para o Seminário com 28 anos de idade, deixando trabalho, namoro e os meus planos profissionais para abraçar a vontade de Deus. Estudei no Seminário Maior de Brasília Nossa Senhora de Fátima e fui ordenado sacerdote no dia três de dezembro do ano passado, juntamente com mais 9 irmãos de vocação.

Pode compartilhar um pouco da história de sua atual paróquia?  E quando foi que o Senhor assumiu como pároco? A Paróquia Têm Quantas pastorais/movimentos? E quais? Têm Site na Internet?

Padre Ricardo: A Paróquia Santa Luzia foi criada recentemente, no dia 26 de fevereiro desse ano de 2012. Sou o primeiro pároco.Essa comunidade tem mais de 20 anos e era capela da Paróquia São Sebastião de Planaltina. A Paróquia Santa Luzia conta com a Igreja Matriz que está em construção e mais seis capelas, sendo quatro na área urbana e duas na área rural. A Paróquia conta com aproximadamente 40.000 habitantes temos a frequência de 1200 pessoas nas missas de final de semana. Temos 22 pastorais e movimentos, entre eles: pastoral familiar, pastoral catequética, pastoral da juventude, pastoral litúrgica, pastoral de evangelização, pastoral vocacional, movimento do encontro de casais com Cristo, vicentinos, pastoral do dízimo e etc. Estaremos implantando após a Semana Santa a pastoral da Comunicação com previsão para instalação de um site.

Na Semana Santa serão realizadas missões de evangelização em sua paróquia, como surgiu esta iniciativa? De onde são esses missionários? E qual o Principal objetivo com estas visitas casa a casa?

Padre Ricardo: A iniciativa foi da Juventude e Família Missionária de Brasília ligada a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe que está aos cuidados dos padres Legionários de Cristo. Acolhi com entusiasmo a proposta da missão que se realizará com mais de 270 jovens e 30 famílias que estarão durante quatro dias evangelizando as famílias de toda a área paroquial. O objetivo principal é anunciar JESUS CRISTO como nosso Senhor e Salvador. Levar a Palavra de Deus ao povo que tem sede de Deus. Evangelizar batizados e não batizados, isto é, anunciar a Boa Nova a todas as famílias que nos acolherem.

 E para os próximos meses têm agendado alguma atividade paroquial?

Padre Ricardo: A vida paroquial em Planaltina é muito intensa. Logo após a Páscoa, já continuamos com a novena da Misericórdia e após algumas semanas toda a cidade se mobiliza para a festa do Divino Espírito Santo em Pentecostes. Celebramos com muita festa também a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e no segundo semestre nos dedicamos as celebrações marianas em Agosto (15) e Nossa Senhora Aparecida.

***
Entrevista com padre Ricardo Maria Valente
Por Tarcisio Siqueira

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.