Missão da Igreja Católica minimiza ações da seca na África

Nairóbi (Quarta-feira, 10-08-2011, Gaudium Press) Um árduo trabalho, mas que tem ajudado muitas vítimas da seca que atinge algumas regiões africanas. Nas proximidades do Lago Turkana em Illeret, localizado a 900 km ao norte de Nairóbi, Quênia, está instalada uma missão católica dirigida pelos padres beneditinos.

Nesta que é considerada a região mais árida do Quênia, os beneditinos estão fornecendo alimento, especialmente carne, a vários centros religiosos em Nairóbi e na área central do país.

Segundo informações da Conferência Episcopal Queniana, a Igreja de Marsabit adquiriu uma grande quantidade de bovinos, comprados dos criadores da região com o objetivo de ajuda-los a reduzir as perdas do patrimônio de gado. Esta atitude foi, posteriormente, adotada também pelo governo local.

Enfrentando as dificuldades do local, como as estradas sem asfalto, clima desértico e fortes tensões tribais, os beneditinos conseguiram finalizar um projeto que previa a irrigação de toda a área. Segundo a nota da Conferência Episcopal, a diocese de Marsabit instalou às margens do Lago Turkana, uma bomba acionada pela ação do vento sendo responsável em levar a água do lago até a Missão de Illeret, numa distância de três quilômetros.

Graças a este trabalho, uma ampla área desértica se transformou num pasto verde onde está o gado comprado pelos beneditinos podendo assim, enfrentar a emergência provoada pela seca.

Os 60 mil litros de água armazenados na missão também são utilizados na cultura de algumas plantas que são resistentes à forte alcalinidade da água do lago.

Com informações da Rádio Vaticano.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.