Mensagem do Papa aos Institutos Seculares: “abraçar com caridade as feridas do mundo e da Igreja”

Segundo o  site Gaudium Press (24 de julho de 2012), em uma mensagem enviada aos membros dos Institutos Seculares que estão reunidos em Assis de 23 a 26 de julho ,  o Papa Bento XVI exortou-os para que sejam  “disponíveis a construir percursos de bem comum sem soluções pré-fabricadas”;  ” criativos segundo o Espírito Santo”; “alimentar olhares capazes de futuro e raízes firmes em Cristo”; e “abraçar com caridade as feridas do mundo e da Igreja”. O pontífice lembrou que o objetivo, no fundo, é “viver uma vida alegre e repleta, acolhedora e capaz de perdão, porque fundada em Jesus Cristo”.

Para o Santo Padre a identidade dos consagrados revela a sua importante missão na Igreja, que é “ajudar a realizar o seu estar no mundo”. Isto porque, explicou o pontífice, através da teologia da história, parte essencial da nova evangelização, os homens de hoje podem reencontrar aquele olhar “verdadeiramente livre e pacífico sobre o mundo”, de que tanto precisam.

Neste ponto, o pontífice ressaltou o fato de que a relação entre a Igreja e o mundo deve ser vivida sob o “signo da reciprocidade”. Ou seja, “não é somente a Igreja quem dá ao mundo, contribuindo para tornar os homens e a sua história mais humanos, mas também o mundo dá à Igreja, de modo que ela possa compreender melhor a si mesma e viver melhor a sua missão”, declarou .

Leia a notícia na íntegra: Papa exorta Institutos Seculares a “abraçar com caridade as feridas do mundo e da Igreja”

Fonte: Gaudium Press

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.