Medicina Holística, a Antimedicina

Diferentemente da Medicina Ortodoxa ou Clássica, a qual se baseia em Ciência autêntica e é nela fundamentada, a Medicina Holística não possui a Ciência como seu alicerce. O pressuposto essencial e fundamento da Medicina Holística é o que chamam de “equilíbrio energético”. Porém nunca jamais tive notícia de qualquer terapeuta holístico que pudesse definir nem o que seria este “equilíbrio” e muito menos o que seria essa tal “energia”. E, lamentavlmente, a esmagadora maioria desses tais terapeutas não sabe, de fato, com o que estão lidando. Fazem cursos que lhes informam apenas a metodologia das terapias alternativas e apenas um mínimo de conhecimento sobre suas origens e reais significados lhes é fornecido. Mas, aqui, iremos a fundo neste assunto.

A “Energia” da Medicina Holística

O falso pressuposto a que se apegam os instrutores da medicina holística e suas práticas é o de que existe uma energia cósmica e vital que flui pelos corpos dos homens mantendo-os em harmonia com o universo. Esta suposição não possui absolutamente nada de científico, mas sim de ocultismo. A tal energia cósmica a que se referem também fluiria, segundo eles, pelos corpos dos animais, dos insetos, das plantas e até das pedras. E no caso dos terapeutas holísticos, estes teriam recebido o preparo para lidar com essa energia através de dezenas de métodos que utilizam. E eis aqui uma lista de alguns deles: ACUPUNTURA, FITOTERAPIA CHINESA, QUIROPRÁTICA, FLORAIS DE BACH, GEMOTERAPIA, AROMATERAPIA, TAI CHI, MEDICINA AYURVÉDICA, REFLEXOLOGIA, YOGA, OSTEOPATIA, dentre outras.

E como a tal energia é considerada vital pelos terapeutas holísticos, o restabelecimento de seu “equilíbrio” abrangeria os três aspectos exdistenciais do ser humano: O Espiritual, o Mental e o Físico. Daí chamar-se de Holística (de holos = todo). Buscam, em última análise, uma “harmonia energética” (e logo veremos o que significa essa tal energia).

Antes, porém, verifiquemos alguns textos esclarecedores escritos por terapeutas holísticos (retirados do gigantesco penduricalho de sites esotéricos, holísticos e ocultistas que se multiplicam pela Internet. No final deste estudo apresentaremos alguns deles).

Trechos de Sites Holísticos

“Um dos objetivos mais importantes da medicina holística, que não recorre às drogas, é superar bloqueios energéticos súbitos ou crônicos e restaurar o fluxo normal da energia interna em direção à parte afetada ou ao corpo em sua totalidade.”

“A Saúde Holística é quando vemos o ser como um todo. O espírito imortal precisa de um veículo para manifestar-se: o corpo. O perispírito, a mente, o espírito formam o conjunto de fatores que permite a expressão do pensamento do ser, do indivíduo e do espírito. Ou seja, a saúde holística é visão global do ser como um todo (corpo, perispírito e espírito).

“Sendo Holismo o todo e estando o médium intermediando o plano espiritual e o plano carnal, existe uma estreita relação entre mediunidade e Holismo. O médium pode influir na saúde holística através do seu magnetismo, usando pensamento, sentimento e vontade e também através de sua faculdade mediúnica (mediunidade de cura)”

A Terapia Energética Holística Reconhece no ser humano, de forma inédita, 8 (oito) corpos, “um-dentro-do-outro”! Assim, a natureza “já” clonou, em níveis superiores de energias, “Plantas Arquetípicas” capazes de refazerem quaisquer órgãos do homem e da mulher, de forma natural!

Os desequilíbrios na saúde, as crises em geral (econômicas, ocupacionais, etc.) ligam-se às “energias negativas”, que, sendo “reequilibradas” restabelecem a harmonia pessoal e geral! E isto até mesmo nos casos considerados sem solução ou sem diagnóstico, pelos meios tradicionais”

“lembre-se, a pessoa mais importante neste mundo em primeiro lugar é você mesmo, pois para estar bem no seu trabalho, na faculdade, no relacionamento é preciso que em primeiro lugar se esteja bem consigo mesmo, isto é , estar em equilíbrio físico, energético e mental”

Agora, uma pergunta: De fato, do que foi lido nesses trechos acima, algo soa como científico? A mim, e a muitos outros colegas médicos nos parece que não.

O Segredo Oculto da Medicina Holística e o que é a tal Energia a que se referem

Para que se possa compreender o real sustentáculo das teorias e doutrinas holísticas é indispensável que falemos sobre duas terapias holísticas que são o elo entre a Medicina Holística e suas origens ocultistas: O Reiki e a Yoga.

Os trechos abaixo foram reproduzidos de um site Holístico e sumarizam, em síntese suficientemente esclarecedora, a essência fundamental da Medicina Holística. Essas definições nada científicas nos servirão de introdução para o grande elo da Medicina Holística com sua real origem: O Ocultismo e o Espiritismo Hinduístas, cuja epítome de expressão atuante é a Yoga Hindu, a mãe da Medicina Holística, sendo ambas filhas do Hinduísmo.

REIKI

“Energia Cósmica Universal de cura (técnica milenar de cura e auto cura com as mãos), age direta e harmoniosamente nos centros vitais do corpo, influenciando o poder de cura do próprio organismo em todos os níveis (físico, mental, emocional e etérico).”

“REIKI é uma energia equilibradora e harmonizadora de origem na Inteligência Cósmica e, como tal, atua de forma inteligente, direcionando-se aos locais de maior carência, preenchendo “faltas” e dispersando “excessos”, conforme a necessidade.”

“O REIKI Aproxima você do seu Eu Interno. Proporciona equilíbrio energético. Revitaliza o corpo físico e o energético. Amplia a consciência. Acelera a auto cura.

“Combate a causa de doenças no campo energético. Atua em animais, plantas e minerais. Aumenta a criatividade. Libera emoções bloqueadas. Atua em toda a faixa vibratória: física, mental e espiritual. Restabelece a harmonia e o bem estar. Revitaliza o corpo físico e o energético. Amplia a consciência.”

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.