Manuscritos da Biblioteca Vaticana publicados na internet por empresa japonesa

1_0_832446O site da Rádio Vaticano anunciou dia 22 um projeto pretensioso da Santa Sé que já teve seu início através da Companhia japonesa NTT para a digitalização de livros e Manuscritos da Biblioteca Vaticana.

O objetivo desse trabalho é disponibilizar online aproximadamente 3 mil livros e 18 mil manuscritos.

Veja a notícia na íntegra:

Empresa japonesa publica primeiros manuscritos da Biblioteca Vaticana na internet

Tóquio (RV) – A Biblioteca Vaticana deu início, há alguns anos, ao ambicioso projeto de digitalização de livros e manuscritos de seu acervo. O objetivo é o de disponibilizar online, até 2018, cerca de 3 mil livros e 18 mil manuscritos. A Companhia japonesa NTT Data, filial de serviços informáticos do grupo de telecomunicações japonês NTT, anunciou na última segunda-feira, 20, a publicação na internet dos oito primeiros manuscritos.

“Nos entusiasma muito ver que estes manuscritos antigos agora estão acessíveis em formato digital de alta definição para um amplo público do mundo inteiro”, declarou o Diretor Geral do grupo, Toshio Iwamoto, citado em um comunicado. Atualmente, 8 manuscritos podem ser consultados no site da Biblioteca Vaticana www.vaticanlibrary.va, precisou um porta-voz da Companhia.

Um acordo de 18 milhões de euros com o grupo japonês envolve a digitalização de 3 mil livros, isto é, “cerca de 80 mil volumes e 41 milhões de páginas, que podem ser considerados como bens históricos de toda a humanidade, redigidos entre os Séculos II e XX”, havia explicado em março passado, Iwamoto.

“Seguimos com nossa missão que consiste em dar a conhecer melhor estes tesouros, com uma profunda vontade de universalidade”, destacou o Prefeito da Biblioteca, Cesare Pasini.

A Biblioteca Vaticana se destaca pela variedade geográfica e temporal de suas obras, que englobam volumes desde a América pré-colombiana até o Oriente chinês e japonês, além da antiguidade de seus arquivos. (JE)

Fonte:http://pt.radiovaticana.va/news/2014/10/22/empresa_japonesa_publica_primeiros_manuscritos_da_biblioteca_vaticana/bra-832446

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.