Mais de 340 000 jovens já se inscreveram para a JMJ Madrid 2011

Faltando menos de 100 dias para o evento

MADRI, 06 Mai. 11 / 06:47 pm (ACI/Europa Press) A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 começará em 100 dias e, até o momento, já se inscreveram cerca de 340 000 jovens de mais de 170 países que participarão dos atos previstos para os dias 16 a 21 de agosto e que se encontrarão com o Papa Bento XVI.

Desde julho de 2008 quando Bento XVI anunciou, no encerramento da JMJ de Sidney, que Madrid albergaria a seguinte edição, o trabalho de muitos meses entra em sua reta final, conforme indicou o Comitê Organizador da Jornada.

Neste sentido, o diretor executivo da JMJ Madrid 2011, Yago de la Cierva, recordou que em janeiro deixou-se a fase de planejamento para começar a implementação dos planos realizados de acordo com a Santa Sé e com as três administrações públicas envolvidas.

De fato, o diretor assinalou que, para confrontar todos os preparativos com a necessária dedicação, os sete departamentos se dividiram em 16 áreas operativas e incorporaram “muitas pessoas, a maioria delas voluntários a tempo completo ou parcial”.

Em qualquer caso, conforme assegurou, o objetivo principal é “que os jovens encontrem em Madrid uma cidade acolhedora e passem uns dias inesquecíveis”.

Além disso, indicou que o selo desta JMJ serão os jovens assim como os conteúdos, entre os quais sobressairá “a cultura e a religiosidade espanholas”, pois, conforme destacou De la Cierva, “tudo deve estar enraizado nos vinte séculos de tradição católica deste país”. Do mesmo modo, destacou como “específico” desta Jornada os horários, já que muitas atividades serão realizadas de noite.

A JMJ de Madrid terá início no dia 16 de agosto com uma Missa inaugural seguida de diferentes atos até chegar ao dia 18, quando serão as boas-vindas ao Papa na Praça de Cibeles.

Ao dia seguinte será o Via Crucis com pelo Passeio do Recoletos, no qual cada estação estará representada por um passo da Semana Santa espanhola. Finalmente, no fim de semana o aeródromo de Quatro Ventos será testemunha da celebração da vigília e da missa de clausura.

Além disso, o Santo Padre terá também encontros com professores universitários, religiosas, seminaristas, voluntários, deficientes físicos e enfermos.

Enquanto isso, o programa cultural da JMJ ocupará as ruas e os diversos cenários que oferece a capital espanhola com mais de 300 atividades relacionadas com a cultura. Assim, museus como O Prado, o Thyssen ou o Rainha Sofía serão cenários de exposições e itinerários pictóricos.

Por outra parte, as catequeses ocorrerão entre os dias 17 e 18 de agosto em mais de 200 igrejas de Madrid nas que bispos de todo o mundo se encontrarão com os jovens assistentes à Jornada Mundial da Juventude.

Como parte dos preparativos, no próximo domingo celebrará um encontro festivo com famílias de acolhida e voluntários no recinto Madrid Arena, que será retransmitido ao vivo pela 13tv.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.