Madri e Roma celebram novo beato da Igreja

foto29No dia 27 de setembro, em Madri, ocorrerá a Beatificação de Dom Álvaro Del Portillo, sucessor de São Josemaría à frente do Opus Dei.

A capital espanhola, cidade natal de Dom  Álvaro, deverá receber 100 mil pessoas, vindas de 60 países para a celebração.

O comitê organizador da beatificação divulgou ainda que haverá vários eventos também em Roma, onde repousam os restos mortais do novo beato.

De 29 de setembro a 02 de outubro, os fiéis que forem a Roma poderão visitar os restos mortais de Dom Álvaro, na Basílica de Santo Eugênio. O corpo será traslado da Igreja Prelatícia de Santa Maria da Paz.

Nesses dias ocorrerá, no pátio da própria Basílica, uma exposição sobre sua vida, com destaque para as várias obras sociais e educativas que ele impulsionou em diversos países.

Haverá, também, uma campanha de coleta de donativos para o desenvolvimento de três projetos sociais voltados para a mulher e para a infância na África, que surgiram do desejo de Dom Álvaro, assim como para a criação de uma bolsa para sacerdotes africanos que estudam em Roma.

No dia 30 de setembro, ocorrem duas missas em ação de graças nas Basílicas de São João de Latrão  e Santa Maria Maior.

Em primeiro de outubro, os fiéis poderão participar da audiência geral com o Papa Francisco na Praça de São Pedro, para manifestar desse modo sua união com o Sucessor de Pedro e seu agradecimento pela beatificação.

No dia 02 de outubro, aniversario de fundação do Opus Dei, se celebra ato de adoração eucarística, na Basílica de Santo Eugênio, seguido por uma bênção com relíquia do Beato Álvaro. As celebrações se encerram com o traslado de seu corpo de volta à Igreja de Santa Maria da Paz.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.