Livros do antigo testamento e tempos a que se referem

PergaminhosMarMortoCorpoPara que você possa entender melhor a Bíblia é bom conhecer a época a que pertence cada livro – não a época em que foram escritos -, especialmente os do Antigo Testamento. Vamos resumi-los a seguir. Assim você vai descobrindo, de livro a livro, a “marcha ascendente da revelação” de Deus até Jesus Cristo.

DA ORIGEM À REALEZA (1800 – 1000 aC): Gênesis, Êxodo, Levítico, Número, Deuteronômio, Josué, Juízes, I e II Samuel, I e II Reis.como_entender_apocalipse

NO TEMPO DOS REIS (1000 – 587 aC):  Amós (760), Oséias (750), Isaías (primeira parte, 39 primeiros capítulos, 760), Miquéias (725), Naum (625), Sofonias (625), Habacuc (605), Jeremias (600).

Leia também: Antigo Testamento: lendas ou história real?

Que significado tem o Antigo Testamento para os cristãos?

Como Se revela Deus no Antigo Testamento?

Por que a violência no Antigo Testamento?

A Moral no Antigo Testamento

NO TEMPO DO EXÍLIO (587-538 aC):  Lamentações, Ezequiel, Abdias e a Segunda parte do livros de Isaías (capítulos 40 a 55 )

Assista também: Deus parecia ser vingativo no Antigo Testamento?

Por que no Antigo Testamento algumas pessoas tinham vida longa?escola_da_fe_II

APÓS O EXÍLIO (537- 175 aC): I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Eclesiástico (200), Eclesiastes (250) e Cântico dos Cânticos, Provérbios, Ageu e  Zacarias (520), Malaquias (440), Joel e Jonas, Rute, Tobias, Judit, Ester, Jó (500).

A ÉPOCA DOS MACABEUS (175 -140 aC): Sabedoria, Baruc, Daniel, I e II Macabeus.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.