Livro sobre a História da Igreja do Chile é lançado em Santiago

Santiago (Quarta-feira, 06-12-2011, Gaudium Press) No último dia 30 de novembro, no Salão de Honra da Pontifícia Universidade Católica do Chile e no marco da celebração dos 450 anos da Arquidiocese de Santiago, foi apresentado o livro “A Idade Média do Chile. História da Igreja. Desde a fundação de Santiago à incorporação de Chiloé. 1541-1826”.

Ante a presença de autoridades políticas, acadêmicas e religiosas, encabeçadas pelo arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati, se deu a conhecer esta obra que constitui uma importante compilação cultural e história da arte religiosa no país, e cuja realização foi possível graças ao patrocínio e financiamento da Fundação CorpArtes e o apoio editorial da Corporação do Patrimônio Religioso e Cultural do Chile.

A publicação, que mescla ilustrações inéditas, documentos e referências históricas, é o resultado da investigação de mais de 40 anos sobre a história da Igreja no Chile realizada pelo Padre Gabriel Guarda, monge da Ordem Beneditina, arquiteto, historiador e Prêmio Nacional de História no ano de 1984.

O presidente da Fundação CorpArtes, Álvaro Saieh Bendeck, assinalou que “este esforço editorial nos obriga a valorizar o que temos, a refletir a respeito do que não fomos capazes de cuidar e a trabalhar unidos para preservar e conservar o que é nosso, com a forte convicção que o patrimônio religioso e os lugares sagrados constituem um aspecto central da cultura e da identidade de uma nação”.

Por sua parte, a Presidenta da Corporação do Patrimônio Religioso e Cultural do Chile, Marta Cruz-Coke, a obra permite “aumentar o acervo religioso e cultura de nossa sociedade através de um livro que é o único por seu autor, pelo extenso trabalho de investigação realizado e pela liberdade de pensamento que presidiu esta investigação.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.