Livro denuncia relação da Venezuela com as Farc

Livro lançado em Londres pelo Instituto de Assuntos Estratégicos. Baseado nos arquivos de Raul Reyes, um comandante das Farc, cujos computadores foram apreendidos, o livro informa que oficiais venezuelanos pediram aos guerrilheiros treinamento para grupos de apoio ao governo, assim como propuseram o assassinato de alguns opositores de Chavez.

O tema foi a manchete no portal do New York Times de hoje. Raul Reyes foi morto num ataque em 2008 e o material que deixou é tão farto que, além do livro, de 240 páginas, está sendo distribuído um CD com os documentos encontrados em seu computador.

Embora a Venezuela diga que suas relações com as Farc ficaram para trás, os documentos revelam uma ligação histórica entre o governo e a organização guerrilheira. Por manterem as forças americanas e colombianos distraídas no seu trabalho de contra-insurgência, as Farc eram consideradas uma importante aliada.

Fonte:
http://blogs.estadao.com.br/fernando-gabeira/2011/05/10/livro-denuncia-relacao-da-venezuela-com-as-farc/

por Fernando Gabeira

10 de maio de 2011

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.