Juventude será tema da CF 2013

Brasília (Quinta-feira, 22-09-2011, Gaudium Press) Durante a reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), foi definido o tema da Campanha da Fraternidade 2013. Tendo em vista a realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro neste mesmo ano, os prelados optaram por um tema que estivesse diretamente ligado aos jovens.

Com isso, a Campanha da Fraternidade terá como tema: “Fraternidade e Juventude” e o lema escolhido é: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6-8). Essa não será a primeira vez que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) coloca o público juvenil como protagonista da campanha. Em 1992, um ano após a segunda visita do Papa João Paulo II ao Brasil – que tinha uma ligação muito próxima com os jovens – o tema escolhido para a campanha foi: “Juventude – caminho aberto”.

O Setor Juventude da CNBB elaborou um documento pedindo para que todas as pastorais, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, entre outros, somem forças para solicitar aos bispos brasileiros, a aprovação da proposta. Segundo informações do órgão, 300 mil assinaturas já foram recolhidas, graças a mobilização dos jovens em todo o país.

Concorreram com o tema outros assuntos, como por exemplo, a mobilidade humana, o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. Porém, não receberam votos suficientes para a escolha.

A escolha é feita com dois anos de antecedência. Em 2012 a campanha abordará a “Fraternidade e Saúde Pública”.

 

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.