Jovens brasileiros evangelizam em Portugal

Lisboa (Quinta-feira, 11-08-2011, Gaudium Press) Um grupo formado por 170 jovens da Arquidiocese de Brasília está em Portugal onde faz uma peregrinação antes de seguir à Madri para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante esta semana eles vão percorrer as ruas da capital portuguesa levando a fé cristã através da música e testemunhos de vida.

Segundo o responsável pelo grupo, Juan Carlos Franco, a intenção é evangelizar, seguindo o trabalho feito pelos discípulos de Jesus. “Nós seguimos os passos dos discípulos que saíam às ruas, dois a dois, para anunciar a Boa Nova”.

A abordagem é feita através da música liturgica brasileira, acompanhada ao som do violão, chamando a atenção de quem passa pelas ruas e até mesmo, de quem está em casa ou no trabalho. “Não queremos converter ninguém, mas queremos manifestar ao mundo a existência de Jesus Cristo”, comenta Juan.

Para os jovens, a experiência está sendo uma novidade e também, um grande aprendizado. A estudante Yara Nunes afirma que fazer este trabalho num país diferente é reforçar a grandeza da Igreja. “Apesar de estarmos do outro lado do oceano, a linguagem da música é universal e por isso há uma unidade entre nós brasileiros e o povo português e assim, temos a certeza de que Deus fala ao coração em qualquer lugar do mundo, através do Papa ou das pessoas que vamos encontrando”.

Depois de já ter passado por Lisboa e Campo Maior, o grupo segue para a cidade do Porto onde espera “contagiar” mais algumas comunidades com o seu exemplo de fé e alegria, antes de partir para a capital espanhola.

“Abordamos pessoas que nem sequer olharam para a gente e isso gera uma insegurança, a parte humana sente medo mas a confiança em Cristo fala mais alto”, explica Yara Nunes.

Mais de 10 mil, os jovens brasileiros estão a caminho de Madrid para participarem do maior encontro da juventude da Igreja Católica, com a presença do Papa Bento XVI.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.