Jornada Mariana: “Deus nos surpreende, pede fidelidade e é a nossa força”, diz Papa Francisco

1_0_73691514 de outubro de 2013 – Rádio Vaticano (RV) Na missa da Jornada Mariana realizada na Praça de São Pedro neste domingo (13), o Papa Francisco intronizou solenemente a Imagem original de Nossa Senhora de Fátima. Mais de mil sacerdotes concelebraram a cerimônia por ocasião do Ano da Fé.

Em sua homilia nas leituras do dia, o Papa nos propôs três realidades para reflexão: “Deus surpreende-nos, Deus pede-nos fidelidade, Deus é a nossa força”.

Na primeiro ponto o santo Padre observa que Deus nos surpreende quando experimentamos a pobreza, a fraqueza e a humildade e nos oferece seu amor que nos salva, cura e dá força:

“Deus nos surpreende sempre, rompe os nossos esquemas, põe em crise os nossos projetos e nos diz: confia em Mim, não tenhas medo, deixa-te surpreender, sai de ti mesmo e segue-Me!”. Francisco convidou todos a se questionar: “Deixo verdadeiramente Deus entrar na minha vida?”.

Na segunda realidade sobre a fidelidade o Papa assim se expressa: “infelizmente, isto acontece também com as opções fundamentais, como a do matrimônio, quando “depois de um ‘sim’ com entusiasmo, nos deixamos abater ao surgirem os primeiros problemas. Deus é sempre fiel e, com a sua misericórdia, não se cansa de nos estender a mão para nos erguer e encorajar a retomar o caminho”.

No terceiro ponto o Papa nos diz que “é preciso saber agradecer, louvar o Senhor pelo que faz por nós”. Maria, no cântico Magnificat de louvor e agradecimento a Deus, agradece não só pelo que fez Nela, mas também por sua ação em toda a história da Salvação.

“Dizer obrigado parece tão fácil, e todavia, é tão difícil!” E nos lembra: “Obrigado é uma das palavras-chave da convivência. “Com licença, obrigado, desculpas” são as três palavras da convivência e quando são usadas, a família vai bem”.

Ao final da celebração o Papa convidou a todos a pedir a intercessão de Maria nossa Mãe e que ela nos ajude a sermos surpreendidos por Deus sem resistências, a sermos-Lhe fiéis todos os dias, a louvá-Lo e agradecer-Lhe porque Ele é a nossa força.

Fonte:http://pt.radiovaticana.va/news/2013/10/13/deus_nos_surpreende,_pede_fidelidade_e_%C3%A9_a_nossa_for%C3%A7a,_diz/bra-736915

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.