JMJ: Obras mundialmente famosas serão expostas no Rio

sudario117O Site Gaudium Press informou nesta segunda-feira (22/04/13) que pela primeira vez, chegarão ao Brasil mais de cem obras procedentes de Museus Vaticanos e Italianos.

A mostra deste acervo será chamada “Nos passos do Senhor” e poderá ser vista no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, de 11 de junho a 15 de setembro. A exposição contará com obras de Leonardo da Vinci, Caravaggio e ainda trará o Mandylion de Edesa, considerado como o primeiro ícone da história do cristianismo que estampa a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deverá chegar ao Brasil também a “famosa fotografia de Secondo Pía, que fotografou pela primeira vez O Santo Sudário. A Imagem que se conserva na Biblioteca Vaticana. Uma fotografia autêntica, autografada por Secondo Pia e que foi pedida pelo Papa Pío IX”, informa ao Rome Reports o Professor Giovannni Morello que deverá acompanhar e ser o guardião do acervo no Rio de Janeiro.

A exposição está divida em quatro temas: O rosto de Jesus, a figura dos Apóstolos, a Virgem Maria e os Santos.

Há peças expostas que são de muito significado para o Rio de Janeiro: Segundo informa o Professor Giovanni Morello, na Exposição “Nos Passos de Jesus”, “Estará presente o relicário da cabeça de São Sebastião, uma pequena urna do século VI ou VII que é conservada nos Museus do Vaticanos. E a diocese do Rio de Janeiro é dedicada a São Sebastião”.

Durante a JMJ, o Papa fará três catequeses. e os responsáveis pela mostra dizem que ela será como se fosse uma “quarta catequese”. Através da beleza das obras expostas, será mostrada a tradição iconográfica cristã desde os primeiros séculos.

 

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/46037-Obras-mundialmente-famosas-serao-expostas-na-JMJ-RIO-2013#ixzz2RDK9NezS

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.