JMJ: Madri exibirá beleza artística aos jovens

Programação cultural da Jornada Mundial da Juventude 2011

MADRI, quarta-feira, 13 de abril de 2011 (ZENIT.org) – Na manhã de ontem, foi apresentado o programa cultural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011: cerca de 300 de atividades, de 37 países dos cinco continentes, incluindo filmes, música, exposições, teatro e passeios pela cidade, entre outras.

A capital espanhola se tornará um amplo centro cultural. Todas as atividades do programa acontecerão durante todo o dia e à noite, para maximizar a vasta gama de opções em Madri.

“O programa cultural é um dos pilares da Jornada, depois dos eventos com o Papa e das catequeses”, disse Carla Diez de Rivera, diretora técnica do Departamento de Cultura da JMJ. “Todas essas atividades são um exemplo da riqueza cultural cristã em sua projeção mais universal”, destacou.

Com o credenciamento de peregrino, que se pode conseguir com a inscrição na Jornada Mundial da Juventude, todos os jovens terão acesso gratuito ao programa cultural que será realizado de 15 a 20 de agosto.

A quarta-feira, 17 de agosto, será o dia do cinema na Jornada. Haverá filmes, acompanhados de encontros com produtores, diretores e atores.

A exposição ‘Moved: conmovidos por la Belleza”, mostrará de onde Gaudí tirava sua inspiração. Outras exposições previstas incluem o Pórtico da Glória, na entrada monumental da catedral de Santiago; Arte contemporânea e fé, com obras do National Museum of Catholic Art and History de Washington; uma exposição fotográfica sobre os cristãos perseguidos, organizada por ‘Ajuda à Igreja que Sofre’.

As grandes pinacotecas se unem ao programa cultural. O itinerário estará disponível dois meses antes da Jornada, para todos os visitantes da pinacoteca de Madri.

Haverá também visitas guiadas por Madri, que refletem a presença do povo cristão em toda a história da cidade, tanto em suas expressões artísticas como em suas tradições.

João Paulo II terá um papel destacado no programa cultural: um musical sobre sua vida, uma exposição fotográfica, outra com a sua poesia, bem como uma sobre o tema da teologia do corpo, um título que ele deu às 129 catequeses sobre o amor, a sexualidade humana e matrimônio, realizadas entre setembro de 1979 e novembro de 1984. O lugar escolhido para exibir todas estas iniciativas é o centro de Madri.

A JMJ estará presente na iminente beatificação de João Paulo II, em 1º de maio. Na véspera do ‘Circus Maximus’ de Roma, alguns vídeos serão projetados para incentivar as pessoas a participar da JMJ, e se programa que, em toda a cidade, existam pontos de informação da Jornada.

Em Madri, com o slogan “Se você não pode ir, venha festejar”, na sexta-feira 29 de abril, às 19h30, no ciclo ‘Excelentia’ – JMJ, haverá um concerto em homenagem a João Paulo II, com peças de Beethoven, incluído o “Hino da Alegria”. 

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.