Já está pronto o primeiro rascunho da encíclica do Papa sobre a ecologia

Papa2_RepublicofKorea_CC_BY-SA_2_0O site ACI/EWTN Noticias informou nesta terça-feira (19/08/14) que o Papa Francisco confirmou que está trabalhando em uma encíclica sobre a ecologia e afirmou que já tem um primeiro rascunho preparado no Vaticano.

Segundo a notícia, o Santo Padre se referiu a este tema na roda de imprensa que concedeu no voo de volta de Seul a Roma, depois de concluir a sua primeira e histórica visita à Coréia do Sul, o primeiro país da Ásia que visita em seu pontificado.

O Papa disse que sobre a encíclica conversou muito com o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, que se encarrega destes temas no Vaticano.

“Sobre esta encíclica falei muito com o Cardeal Turkson e também com outros. Pedi ao Cardeal que reúna todas as contribuições e já as recebi. Uma semana antes da viagem (à Coréia), não, na realidade quatro dias antes me entregaram um primeiro rascunho que é muito grande, diria que um terço a mais que a Evangelii Gaudium” que na sua versão regular em português tem 152 páginas.

O Santo Padre precisou que escrever uma encíclica sobre ecologia “é um problema que não é fácil, porque sobre a proteção da criação, a ecologia, também a ecologia humana, apenas podemos falar com certeza até certo ponto. Depois, passamos para as hipóteses científicas, algumas das quais são seguras e outras não”.

“Em uma encíclica como esta, isso deve ser magisterial. Deve estar baseada somente em certezas, em coisas que são seguras. Se o Papa disser que o centro do universo é a terra e não o sol, estaria errado ao dizer algo científico que não é correto. Isso também é verdade aqui”.

O Papa disse então que por tudo isso “devemos fazer o estudo do texto número por número. Assim se tornará certamente menor porque deixaremos somente aquilo que se pode afirmar com segurança”.

Certamente, concluiu o Pontífice, “o restante, acabará em nota, como hipótese, porque uma Encíclica não pode suportar hipóteses que depois poderiam cair”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/ja-esta-pronto-o-primeiro-rascunho-da-enciclica-do-papa-sobre-a-ecologia-37543/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.