Índia: Cristãos jejuam para exigir respeito à dignidade dos “dalit”

ROMA, 04 Jul. 11 / 02:50 pm (ACI) Os cristãos na Índia anunciaram um jejum nacional de 25 a 27 de julho para exigir ao Governo o respeito dos direitos humanos e a dignidade dos “dalit”, os “sem castas”, um grupo de 250 milhões de pessoas que se encontram no nível mais baixo da escala social na Índia, numa sociedade que – embora tendo formalmente abolido o sistema de castas – ainda vive e o respeita na praxe.

A agência Fides informou que o jejum é organizado pela Comissão Nacional pelos Dalit Cristãos e pelo Conselho Nacional dos Dalit Cristãos. Estes grupos indicaram que durante esses dias os cristãos de todas as denominações estarão nas ruas de Nova Delhi jejuando publicamente, e no dia 28 de julho marcharão para o Parlamento federal da Índia.

Seundo a agência vaticana Fides, “o objetivo da iniciativa é pedir, em particular, o respeito dos direitos constitucionais, especialmente em nome dos princípios do estado laico e liberdade religiosa para os dalits de fé cristã, que sofrem mais discriminação e são excluídos da educação e do acesso a muitos serviços públicos. Aos cristãos dalits, em si mesmo marcados pelo estigma dos intocáveis e pelo preconceito, muitas direitos e oportunidades lhes são negados por causa de sua fé”.

Os cristãos insistiram ao Governo do Partido do Congresso que cumpra “com suas obrigações constitucionais”, intervindo neste sentido, já que o respeito à dignidade dos dalit “é uma questão fundamental de justiça e igualdade”.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.