Índia americana será canonizada

Canadá (Segunda-feira, 27-02-2012, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Canadense expressou grande alegria pelo anúncio da futura canonização de Catarina Tekakwhita, feito no último Consistório Ordinário Público.

Tekakwhita é a primeira americana de origem indígena a ser elevada às honras dos altares. A data estabelecida para a cerimônia de canonização foi o dia 21 de outubro deste ano.

“Uma grande honra para toda a América do Norte, mas de modo particular para os povos indígenas” é o que dizem os bispos canadenses que também partilham essa alegria com seus irmãos norte-americanos.

Dom Richard Smith, Presidente dos Bispos Canadenses, escreve em nota: “Como nos recordou Bento XVI, os santos e as santas ‘através de seus diferentes percursos de vida, nos apontam diferentes itinerários de santidade, tendo todos um único denominador: ser Cristo e conformar-se com Ele, último objetivo de nossa peregrinação humana’ (Ângelus, 1º de novembro de 2011)”.

Apelidada de “lírio dos Mohawk”, a Beata Catarina Tekakwhita nasceu na atual cidade norte-americana de Albany, na metade do século XVII. Foi rejeitada pela sua tribo após ser atingida por uma epidemia de sarampo que a defigurou e cegou, e ter-se convertido ao cristianismo. Refugiada no Canadá, passou os últimos dias de sua vida em profunda oração. Aos 24 anos entregou sua alma a Deus, quando começavam a desaparecer de seu rosto os sinais do sarampo que a cegou. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.