Impulso do Vaticano aos tratamentos com células-tronco adultas

Iniciativo do Conselho Pontifício para a Cultura, junto à “Stem for Life Foundation”

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 28 de maio de 2010 (ZENIT.org). A sociedade biofarrmacêutica NeoStem Inc. e o Conselho Pontifício para a Cultura anunciaram na última terça-feira uma iniciativa conjunta cujo objetivo é incentivar a pesquisa e sensibilizar a opinião pública sobre os tratamentos com células-tronco adultas.

Como explica o comunicado, as tarefas são complementares. Em parte, “Stem for Life Foundation”, da NeoStem Inc., foi criada para sensibilizar sobre a possibilidade do uso de células-tronco adultas no tratamento de doenças.

Por outro lado o Pontifício Conselho da Cultura, pelo projeto que criou STOQ International (Science, Theology and the the Ontological Quest), trabalhará para fomentar a investigação deste tipo de célula, explorar sua aplicação clínica na medicina regenerativa e analisar a importância cultural dessa pesquisa, principalmente de suas repercussões em assuntos teológicos e éticos.

“A colaboração da NeoStem Inc. e do Pontifício Conselho da Cultura será centrada no desenvolvimento de programas educacionais, publicações e cursos acadêmicos com um foco interdisciplinar nas faculdades de teologia e filosofia, além das dedicadas à bioética, no mundo inteiro”, explica a declaração oficial.

Um das iniciativas, anuncia o Pontifício Conselho, será uma conferência internacional no Vaticano sobre a investigação de células estamináceas adultas – incluída a tecnologia VSELTm (caracterizada pelo emprego de pequenas células estamináceas, semelhantes a dos embriões) – centrada na apresentação de investigações médicas e nas implicações teológicas e filosóficas dos progressos científicos.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.