Iminente volta de Cristo? EB (Parte 1)

Revista “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, osb

Profecias e admoestações:

Em síntese: Várias “profecias” modernas preveem a instauração de um reino de paz e bonança sobre a Terra, estando Satanás acorrentado. Restaura-se assim a doutrina do milenarismo ou quiliasmo, que teve certa voga nos primeiros séculos do Cristianismo, mas foi rejeitado pela Teologia a partir de S. Agostinho (+ 430). Este Santo doutor entende os mil anos de paz em sentido espiritual; significam a história mesma da Igreja na medida em que já desfruta, pela graça, o penhor da bem-aventurança definitiva.

Não cessam de aparecer as previsões de abalo da história em virtude de iminente vinda de Cristo sobre a Terra, a fim de instaurar um reino de paz e bonança, estando Satanás acorrentado: não haverá mais pecado, como dizem, e a morte será uma transição suave para vida melhor. Não se prediz propriamente o fim do mundo, mas o fim de uma era e o começo de mil anos de felicidade terrestre.

A seguir, proporemos o teor das “profecias” assim concebidas, tais como circulam em folhas volantes entre fiéis católicos, e lhes teceremos alguns comentários.

1. As previsões

A mensagem é assim sintetizada em páginas enviadas aos fiéis:

“Não há que esperar nenhuma nova revelação pública ANTES da gloriosa manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo.” (DV 2- Catecismo da Igreja Católica nº 66).

Todavia depois (…):

“DEPOIS do Glorioso Retorno de Jesus, anunciado insistentemente por Nossa Senhora – especialmente ao Pe. Gobbi – pode haver Nova Revelação Pública. Pode haver um 3º Testamento. Essa Nova Revelação pode ser estudada ou ratificada no que alguns denominam de Concílio Vaticano III, mas que seria melhor significada por CONCÍLIO DE JERUSALÉM (2º?), pois, com a conversão dos Judeus, é possível que lá fique a Sede da Igreja”.

A síntese assim proposta é explicitada pelos dizeres de alguns videntes tanto do Brasil como do estrangeiro. Eis os principais desses oráculos:

Vidente John Leary:

“…quando vier o Meu Reino Glorioso vocês se rejubilarão  por ver o Meu Dia, então Me verão TODO PODEROSO e Satã em cadeias. Vossas vidas, a partir daí, será O CÉU NA TERRA. Rezem agora para estarem preparados para a provação. A recompensa que receberão valerá qualquer sacrifício que por Minha causa fizerem, por pior que seja.” (John Leary I, 21)

“Será um tempo semelhante ao vivido antes do pecado de Adão, em uma terra renovada. O processo de envelhecimento cessará aos trinta – os idosos rejuvenescerão – as crianças atingirão a plenitude aos trinta anos. Os animais e as pessoas viverão em harmonia porque todos crescerão em perfeição naquele tempo. Em qualquer momento que Me chamarem EU responderei e estarei presente. TERÃO PLENO CONHECIMENTO DO UNIVERSO. Viverão até uma idade avançada e muitos até  o fim da Era de Paz. Sentirão Meu Amor e Paz, SERÁ O CÉU NA TERRA. Naquele tempo o mundo será como sonhei que fosse, sem o mal. Quando virem a glória da Minha Criação, procurarão agradar-Me em todos os momentos da vida.”

“O tempo continuará, mas não haverá mais guerras porque cada um amará seu próximo como amam a MIM. Somente os meus fiéis ressuscitarão em corpos glorificados. Terão tempo para adorar-Me e servir-Me todos os dias. O vosso agradecimento será contínuo por terem sido admitidos nesta Era. Esta é uma mensagem de esperança que lhes dou. Os que forem purificados gozarão como prêmio o Esplendor do Meu Reinado.” (John Leary, I, 28)

“Quando EU vier novamente, uma grande mudança ocorrerá em toda a terra. Satã será derrotado e renovarei a terra, tornando-a igual à que era antes da queda de Adão. Alegrem-se porque MEU dia chegará logo para dissipar as trevas e destruir os maus. Então vossa felicidade será sem limites, e Me darão graças e louvores por Minha Vitória. Tenham esperança, Minhas crianças, e, com Minha ajuda, permaneçam firmes na provação contra os homens maus e os demônios.”

“Meu amor se derramará sobre todos os animais, de modo que homens e animais viverão em harmonia. Assim como cuidei dos animais no tempo de Noé; assim também agora os salvarei. A beleza se estenderá sobre tudo, homens e natureza. Protegerei ambos do fogo da Tribulação.” (JL I, 33)

“Satã será jogado no inferno com todos os seus demônios, e reno¬varei a Terra. Reinará grande paz e amor por mais de mil anos. O mal não terá mais poder algum e Eu reinarei triunfante.” (John Leary II, 1)

2) Fala o vidente de Jacareí (SP):

“Em breve, quando Eu (Maria) vencer o inimigo, expulsarei para sempre o pecado da face da Terra! Virão novos céus e terras!” (Jacareí, 25/9/93)

“No Triunfo do Meu Imaculado Coração, OS PECADOS SERÃO EXTINGUIDOS, junto com o seu autor, e chegará, finalmente, a Era da Graça,  esmagando a Nova Era de Lúcifer que agora quer destruir nossa Santa Igreja.” (Jacareí, 27/1/94)

“Haverá um 2º  Grande Pentecostes que há de renovar Céus e Terras. O PECADO SERÁ BANIDO UMA VEZ POR TODAS DA FACE DA TERRA e virá o Reino de Cristo com sua Glória” (Jacareí, 4/6/94)

“No dia do Triunfo do Meu Imaculado Coração TUDO SERÁ LI¬BERTADO DO MAL E DO PECADO”. (Jacareí, 1/1/95)

“Nunca mais ouvirão falar de prostituição, nunca mais ouvirão falar de roubos nem de mortes. Porque tudo e todos amarão a Deus, pois o Espírito Santo descerá em um segundo Pentecostes mundial…” (Jacareí, 7/9/95)

3) Fala o Manual do Movimento Sacerdotal Mariano

“Então (na Nova Era de Maria) toda a Criação, LIBERTADA DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E DA MORTE (?!!!). Conhecerá o esplendor de um Segundo Paraíso TERRESTRE.” (Movimento Sacerdotal Mariano, p. 699)

“A vossa libertação coincidirá com o FIM DA INIQUIDADE, com a COMPLETA libertação de toda a Criação da escravidão do PECADO e do mal.” (MSM p. 790)
     
“O Filho instaura (NA NOVA ERA) o seu Reino de Graça e de Santidade, libertando TODA A CRIAÇÃO da escravidão do mal E DO PECADO.” (MSM p. 742)

“De modo que (o Universo Criado) seja COMPLETAMENTE libertado do todo espírito do mal, DE TODA SOMBRA DE PECADO, e assim possa abrir-se ao encanto de um novo Paraíso TERRESTRE,” (MSM p. 801)
 
 “A cidade Santa deve, enfim, recolher a humanidade remida e salva depois que… tiver sido COMPLETAMENTE libertada da escravidão de Satanás, DO PECADO e do mal.” (p. 805)

4) John Leary novamente:

“Os que morreram ressuscitarão com corpos gloriosos e jamais morrerão (Ap. 20,4), e os que sobreviverem à Tribulação terão uma vida longa sobre a Terra da Nova Jerusalém. O fim desta Era virá com a Minha Purificação. No Fim da Era de Paz virá o Julgamento (Juízo Final).” (II 45)

“Depois que as pragas da Revelação passarem. EU acorrentarei satã, os demônios e todos os ímpios no Inferno. Então a Terra será renovada e EU trarei de volta Meus fiéis e começará a Era da Minha Paz. Alegrem-se, porque os que viverem gozarão do paraíso na terra como no tempo de Adão” (idem, John Leary II, 55).

“Aqueles que permanecerem fiéis a MIM durante a Tribulação viverão Comigo na Era da Paz. Todos os presentes ficarão admirados com a imponência e beleza da Criação na terra renovada. Tudo será providenciado para vocês e ficarão maravilhados com o Novo Jardim do Paraíso. Vocês ME louvarão e glorificarão todos os dias, como os anjos. Vocês Me agradecerão continuamente por viver no Mundo da Paz, sem a presença do mal.”

“Com a proximidade da Minha Era de Paz, todos alcançarão a perfeição necessária para serem admitidos no Paraíso. EU vos prepararei para o Céu enquanto se aperfeiçoam na Era da Paz. Meus santos  ensinarão a vocês tudo o que devem aprender para alcançar a perfeição no paraíso. Estes professores serão os que foram martirizados por causa do Meu Nome e que EU ressuscitarei (Ap. 20, 4). Regozijem-se, pois serão graduados no paraíso terrestre para alcançar o paraíso celeste. Para os Meus fiéis será uma recompensa além de toda expectativa.” (John Leary, 4/5/98)

“Meu povo, alegrem-se com antecedência pela Minha Era de Paz, quando meus fiéis nela viverem. A temperatura será perfeita todo o tempo. Vocês gozarão a beleza da Criação com um completo conhecimento de como funciona a vida. Viverão vidas longas porque estarão no Meu Jardim do Éden com todos os elementos vitais. Tenham esperança e confiança no tempo da provação, e a alegria do mundo perfeito será vossa para usufruir. Esta é outra cena da Era da Paz, vocês experimentarão Templos de Luz e lugares de Adoração para adorar-ME a qualquer hora do dia ou da noite. Não haverá mais qualquer medo de guerra. O   medo dos animais desaparecerá e poderão acariciá-los sem perigo de mordidas ou picadas (vide  ls 11,6-9). A harmonia deste mundo será além do que podem imaginar ao verem como tudo pode ser sem a presença do mal” (John Leary, 11/6/98).

5) Videntes de Pedralva (MG):

“Em 1999 Satanás será lançado no abismo mais profundo do Inferno. Vocês, queridos filhos, não verão mais sangue, angústia, maldade. Vocês não vão precisar mais de dinheiro. Virá o Espírito Santo. Vocês, queridos filhos, verão tanta beleza na natureza!” (23/1/95, Aparições a Lázaro e Maria do Carmo em Pedralva, MG)

6) Vidente de Camboriú (SC):

 “Eu (Jesus), meu filho, só irei dar proteção, com os Meus Anjos, para os que Me obedecerem, cumprindo as Minhas leis. Esses, nada irá atingir. A Minha cidade santa descerá do céu como uma noiva que se preparou para o seu noivo, toda ornamentada, com esplendor saindo de Mim. Ali será o lugar para todos os Meus servidores. Será o ponto de partida para toda a terra, dando atenção aos filhos que forem dignos do Meu amor. Ninguém precisará mais de passaporte para ir a outro lugar, porque tudo será uma terra livre. Os próprios animais não ferirão ninguém. Os frutos serão dados em abundância. Crescerão na terra sem precisar mais de adubos ou inseticidas. Em muitos lugares correrão leite e mel em abundância. Filho nenhum passará fome. A morte sumirá da face da terra com o seu autor. Que é o diabo.” (Revelações a Bento Conceição em Camboriú – Santa Catarina: 18/5/06)

 “Quero ser o Vosso Amigo aqui e depois. A semente que EU plantei tem que ser colhida. Ela ME pertence. Só falta vocês ME ajudarem, porque, depois, todos serão bem recompensados. Um Rei, que tudo criou, não deixará nenhum filho de mãos vazias, na hora de receber o seu galardão. A alegria será geral para todos que ME seguem. Nunca houve festa maior do que esta, que está tão próxima. Os convidados sentarão à mesa todos iluminados com suas vestes todas brancas feitas pelo seu Criador. A fisionomia de cada um será como a de um jovem de 20 anos. Cada filho ou filha que estiver dentro deste banquete, nada mais se lembrará do passado, porque Eu sou a Vida e o Caminho. Lamentações, dor ou morte, isto não vai mais existir. O Pão da Vida que Sou Eu faz que Meus filhos sejam eternos, como Eu Sou, tornando todos uma família só.” (o mesmo, em 12/6/96)

Pergunta-se: que dizer dessas diversas “profecias”, tão belas e tão minuciosas?

2. Refletindo…

2.1. O texto de Ap 20, 1-10

Verifica-se que os oráculos em foco pretendem basear-se em Ap 20, 1-10, texto que foi, durante os primeiros séculos, fundamento de teorias ditas “do milenarismo ou do quiliasmo” e que ainda hoje inspiram algumas denominações de origem bíblica. – Eis o que diz o autor  sagrado:

20,1 “Vi descer do céu um anjo, que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Capturou o dragão, a serpente antiga, que é o Diabo e Satanás, e acorrentou-o por mil anos, 3 e atirou-o no abismo; ele o fechou à chave e o selou, a fim de que não seduzisse mais as nações até que se tivessem passado os mil anos. Depois disto, deverá ser solto por um pouco de tempo.

4 A seguir, vi tronos sobre os quais se assentaram aqueles a quem foi dado o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e por causa da Palavra de Deus, e os que não adoraram o Animal nem a sua imagem, nem receberam o seu sinal sobre a  fronte e a mão. Voltaram à vida e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Os outros mortos não voltaram à vida antes que os mil anos se tivessem passado. É esta a primeira ressurreição.
6 Feliz e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição! Sobre estes a Segunda morte não tem poder; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele durante os mil anos.
7 Quando os mil anos se tiverem passado, Satanás será solto da sua prisão. Sairá para seduzir as nações que se acham nas quatro extremidades da terra, Gog e Magog, a fim de as reunir para o combate; seu número é como o da areia do mar. 8 Subiram ao interior do país e investiram contra o acampamento dos santos e a cidade bem-amada; 9 todavia, do céu caiu fogo, que as devorou. E o Diabo, que as seduzia, foi atirado ao lago de fogo e enxofre, onde estavam a Besta e o falso profeta; 10 lá serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos”.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.