Igreja no Brasil celebra Semana Nacional da Vida em outubro

BRASILIA, 04 Out. 2011 (ACI) – Este ano a Igreja do Brasil celebrará a Semana Nacional da Vida entre os dias 1º e 7 de outubro, e o Dia do Nascituro no dia 8 do mesmo mês. O tema da Semana da Vida 2011 será “Vida Humana no Planeta”.

A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como finalidade principal a defesa da vida humana, desde a concepção, com o objetivo de evitar o aborto e a eutanásia, mas também para promover o cuidado integral com o ser humano, afirma a nota da arquidiocese do Rio de Janeiro.

“A vida não tem sido respeitada. O mau atendimento na área de saúde, a falta de infraestrutura básica das grandes cidades, a precariedade dos transportes e a destruição do planeta causam malefícios à pessoa humana. E a Igreja, como portadora de uma mensagem de esperança, sente a obrigação de organizar essa semana em todas as dioceses do Brasil, para colocar a vida humana no lugar que lhe é devido, como um dom de Deus”, destaca o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Presidente da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, Dom Antonio Augusto Dias Duarte.

Esse ano, o evento contará com o folheto “Hora da Vida”, produzido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, para estimular os católicos a viverem dias de oração e de atividades que levem à reflexão.

Também haverá um enfoque maior para a aprovação definitiva do Estatuto do Nascituro (Projeto de Lei 478/2007).

“O nascituro precisa ser respeitado, simplesmente porque é um ser humano. Convidamos todos fiéis a promoverem celebrações e atividades que possam enfatizar a importância da vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural”, ressalta Dom Antonio na nota de imprensa recolhida pela arquidiocese carioca.

No Rio, diversas atividades serão realizadas nas paróquias da Arquidiocese, em prol da vida e no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, a Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida vai celebrar uma missa, às 9h, na Igreja de Sant’ana, no Centro do Rio.

Congresso pró-vida em Novembro

Um mês depois da Semana da Vida no Brasil promovida pela CNBB a entidade pró-vida Human Life International estará promovendo na cidade de São Paulo o II Congresso pela Verdade e pela Vida, que contará com a presença de Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA), e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família entre outros líderes pró-vida do Brasil e do exterior.

***
Para saber mais sobre o evento visite:
http://congressoprovida.com.br/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.